Poder para a Torcida – Por um Cruzeiro Democrático e Popular

0
623

A Resistência Azul Popular convida todos e todas cruzeirenses para participar do seminário Poder para a Torcida – Por um Cruzeiro Democrático e Popular.

A gestão do futebol do Cruzeiro passa por um estatuto que faz do clube que amamos um local fechado, arbitrário e elitista. Para se ter uma ideia, hoje se um sócio do clube quiser ser candidato a presidente do Cruzeiro ele precisa de mais de 20 anos para conseguir ser candidato. Foram construídos mecanismos para que a mesma turma de sempre ( com alguns rachas pontuais) realizasse um rodízio entre seus pares impedindo que o conselho do Cruzeiro fosse um espaço realmente democrático, onde novas ideias pudessem surgir. O fruto disso foram diretorias sem transparência, arbitrárias, sem diálogo com a torcida.

Para ajudar no debate convidamos o Ivandro Latino, integrante do movimento “O Povo do Clube”, do Internacional, aonde conseguiram avançar com sucesso esse processo de democratização dentro do clube, onde sócio torcedor além de poder votar também pode se candidatar para conselheiro.

ATENÇÃO
Não existe democratização sem popularização. Democracia só para quem tem dinheiro tem outro nome, plutocracia. O princípio da ideia da democratização é para voltar a festa popular que existia no Mineirão. O Cruzeiro tem em sua origem trabalhadores imigrantes, principalmente da construção civil que com o tempo foi agregando também os trabalhadores brasileiros e sua torcida sempre foi maior nas regiões periféricas de BH e nas cidades da região metropolitana. Para encarar o futebol de negócios temos que retornar nossa origem e fazer com que novamente as arquibancadas sejam um espaço para todos e todas e fazer valer o título de Time do Povo!
PoderTorcidaCruzeiro
19/08, das 14:00 às 18:00
Centro de Referência da Juventude – CRJ
Rua Guaicurus, 50 – Centro, Belo Horizonte – MG

Fonte: Poder para a torcida