Histórias da Várzea: o futebol amador na cidade de SP

0
746

Ciclo de debates tem como objetivo lançar perspectivas para a preservação da memória e dos espaços do esporte na cidade

O Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promove o “Ciclo Histórias da Várzea: o futebol amador na cidade de São Paulo”, composto de três encontros que serão realizados no Museu, nos dias 16/09, 21/10 e 25/11, das 09h00 às 13h00.

Com a participação de representantes do futebol de várzea paulistano, pesquisadores, jogadores, jornalistas e interessados, serão abordados temas como os históricos dos campeonatos, a permanência de campos de várzea na cidade, a profissionalização de jogadores e as experiências de tombamento de campos de futebol como patrimônios históricos e culturais.

– Panorama histórico do futebol na capital, contado pela historiadora Diana Mendes, autora de Futebol de várzea em São Paulo – A Associação Atlética Anhanguera (1928-1940).

– Bate-papo sobre campeonatos e profissionalismo mediado pelo jornalista especializado em futebol de várzea, Diego Viñas, com a presença de Flávio Adauto (organizador da Copa Kaiser), Sérgio Pioneer (organizador da Super Copa Pioneer) e Jorge Preá (jogador profissional que atuou no futebol de várzea pelos times da zona norte Dragões da Casa Verde, Nove de Julho e Mangaba).
HistoriasVarzeaMF
16/08, das 9:00 às 14:00
Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/nº – Estádio do Pacaembu – São Paulo – SP

Fonte: Museu do Futebol