João Saldanha 100 Anos – 1917 / 2017

0
875

Projeto em fase de captação de recursos via financiamento coletivo.

Pré-venda do livro “Os Subterrâneos do Futebol” de João Saldanha, o João-sem-medo, no ano de seu centenário. Lição de vida mesmo para quem não gosta de futebol!
JoaoSaldanha_VidaSegue
Este projeto – em homenagem ao centenário de João Saldanha (1917/2017) – está sendo elaborado por sua filha Sônia Saldanha e por Thereza Bulhões, sua terceira esposa. Trata-se da pré-venda para a reedição do livro “Os Subterrâneos do Futebol” – um clássico escrito por ele!

O livro foi escrito em 1963 – às vésperas do golpe – e nele, o “João sem medo”, conta tudo que acontecia nos bastidores do futebol. Misturando com sua biografia – rica em coragem, controvérsias e muito humor – o livro narra histórias impagáveis deste “grande circo do futebol brasileiro”. São crônicas que envolvem Garrincha, Nilton Santos, Zagalo e outros craques eternizados pelo futebol brasileiro!

Nascido em Alegrete (RS), Saldanha era considerado patrimônio do Rio. Foi treinador bissexto do Botafogo (campeão carioca de 1957) e da seleção brasileira (nas eliminatórias da Copa de 1970) e teve longa atuação como comentarista esportivo em rádio, TV e jornal. Foi o mais consagrado jornalista esportivo do país! Politicamente ousado e sem “papas na língua”, enfrentou até mesmo os generais da Ditadura!

O livro, escrito em estilo coloquial, como em uma conversa de botequim, deve ser lido por todos aqueles que amam o futebol, ou que consideram o futebol uma autêntica manifestação da cultura brasileira. Porém, por ser um livro histórico e ainda assim atual – e pelo Saldanha ser um grande exemplo de determinação – a sua reedição (pela Editora Lacre) tem um valor inestimável, mesmo para quem não é amante do futebol!

Para saber mais e/ou colaborar, acesse https://benfeitoria.com/JoaoSaldanha100anos.

#livrosdefutebol
#futeboleliteratura