Mestrado concluído, no último minuto da prorrogação

1
688

O grito sufocado de um povo: ethos e cenografia na enunciação em transmissões radiofônicas de jogos de futebol. Esse é o título da dissertação de mestrado em Linguística que concluí ontem na Universidade Cruzeiro do Sul, e que tinha como objetivo estudar a constituição do ethos nas locuções radiofônicas de futebol, aliando elementos do contexto de produção à formação discursiva por meio das cenografias presentes.

Os trechos selecionados para análise são duas das narrações mais simbólicas do Pai da Matéria: a Invasão Corintiana (76) e o Gol de Basílio (77).

O esquema tático contou com Barbosa nos gêneros radiofônicos e Marcuschi nos critérios para transcrição; Amossy, Barthes, Aristóteles, Benveniste, Ducrot, Kerbrat-Orecchioni e Pêcheux; com destaque para Maingueneau na fundamentação teórica e Osmar Santos empurrando pro gol.
TorcidaBanca
Na torcida estavam meus pais, Luiz e Keta; minha sogra, Alida, e os amigos Sérgio Paz e Silvana Augusto.

Muita gente contribuiu, muitos amigos participaram e não cabe aqui agradecer a todos nominalmente, mas minha orientadora Profa. Dra. Ana Elvira Gebara, minha esposa Edi e minha Ceci precisam ser citadas como destaque desse desafio. Ana Elvira também comandou o ótimo “trio de arbitragem” (avaliadores), que contava ainda com o Prof. Dr. José Garcez Ghirardi e a Profa. Dra. Patrícia S. Leite Di Iório.
ProfsBanca
Agora é aguardar o diploma, lapidar o trabalho e… quem sabe não pinta um e-book por aí?!

Chiro liroli chiro lirola… eeeee que GOOOOOOOOOOOOOOOL!!!!!!

COMPARTILHAR
Post anteriorO amor entra em campo
Próximo post1ª Copa da Paz – Futebol Feminino
Ricardo Roca
Formado em Comunicação Social e pós-graduado em Administração de Empresas, ambos os cursos pela ESPM, atualmente cursando mestrado em Linguística. Professor universitário, sócio da Roda Fiandeira, consultor nas áreas de comunicação e marketing e apaixonado por futebol e arte.