Futebol Onipresente: “Do Semba ao Samba”, de Antônio Nóbrega

0
631

Na última sexta-feira tive a oportunidade de assistir ao espetáculo “Do Semba ao Samba”, como comemoração ao centenário desse gênero musical no Brasil.

O espetáculo é IMPERDÍVEL! Tudo encanta, seleção musical, atuação dos músicos e dos bailarinos, coreografias, trejeitos, roteiro, iluminação. Merecem um destaque especial as fotos gigantes projetadas atrás do palco, alternando a imagem de sambistas históricos e gente comum. Ao longo do espetáculo vamos conhecendo um pouco melhor a evolução do samba, com suas origens africanas, variações regionais e temporais, como o jongo, a umbigada, o samba de parelha, o batuque paulista, o carimbó paraense, o tambor de crioula, o cocô de zambê, o samba rural paulista, o partido alto e o bom e velho samba carioca.

Em mais de uma música foi possível identificar que bailarinos faziam movimentos simulando uma partida de futebol, nada mais brasileiro.

Como o papel de alguém da área de comunicação é ser crítico, posso estar equivocado, mas… fiquei com a sensação de que faltava um pouco de melanina no elenco, o que não interferiu na qualidade do espetáculo, mas seria importante em tempos em que tanto se discute a questão da representatividade.

Infelizmente a última apresentação programada ocorreu no domingo. Agora é torcer para que o espetáculo volte e fique em cartaz por um bom tempo.

#futebolonipresente