Ponte Preta e Corinthians no #AgostoLaranja

0
561

Associação de esclerose múltipla recebe apoio da Ponte Preta e do Corinthians no #AgostoLaranja

São Paulo, agosto de 2016 – Os jogadores da Ponte Preta e do Corinthians demonstraram seu apoio ao #AgostoLaranja, iniciativa que tem como objetivo conscientizar a sociedade a respeito da esclerose múltipla, doença autoimune e crônica que atinge cerca de 35 mil pessoas só no Brasil e 2,5 milhões em todo mundo, ao entrarem em campo com uma faixa da campanha. A ação foi realizada no jogo válido pelo Campeonato Brasileiro às 16h no estádio Moisés Lucarelli em Campinas (SP). “O mês de agosto marca a batalha de quem tem esclerose múltipla. Esse apoio dos times nos ajudará a dar visibilidade à doença neurológica que mais afeta jovens adultos no Brasil e que ainda é muito desconhecida pelos brasileiros”, explica Gustavo San Martin, fundador da associação Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME).

Neste ano, o #AgostoLaranja está repleto de ações pelo Brasil. Ainda no sábado (27), a AME promoveu das 9h às 13h, a ação Balão Laranja no Parque Villa-Lobos (SP), que além de distribuir balões, contará com atividades físicas ao ar livre para todos as idades e gostos, entre elas: yoga, técnicas de relaxamento e meditação e massagens. Dois prédios públicos de São Paulo também ganham iluminação laranja na fachada em apoio à campanha, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) e o Palácio dos Bandeirantes.
AgostoLaranja
Outra ação promovida pela entidade acontecerá em 28 de agosto (domingo), a 2ª edição do “Pedale por uma Causa – Esclerose Múltipla” em São Paulo. O passeio ciclístico tem início previsto para às 9 horas, no Clube Athletico Paulistano, com inscrição gratuita. Rio de Janeiro, ‎Florianópolis e ‎Porto Alegre também terão suas versões, que serão realizadas no mesmo dia e horário. O “Pedale por uma Causa” terá percurso de 10 quilômetros e é aberto ao público, sem restrição de idade. A ideia da pedalada é unir pacientes – com ou sem mobilidade reduzida – e a população para alertar sobre a necessidade de repensar a inclusão e a acessibilidade como algo fundamental nas cidades, além de diminuir preconceitos sobre a doença e aumentar o conhecimento sobre seus sinais e sintomas. Para realizar a inscrição, acesse http://bit.ly/pedale2016.

Saiba mais sobre a Esclerose Múltipla
Comum e ainda mal compreendida, a esclerose múltipla é uma doença autoimune, inflamatória do sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal). Crônica e reincidente, pode levar a sintomas que são muito variáveis entre um aparecimento (surto) e outro, e de uma pessoa para outra. A EM ocorre mais frequentemente em jovens entre 20 e 40 anos e é 2 a 3 vezes mais comum em mulheres.

Muitos sintomas são possíveis na esclerose múltipla. Entre os mais comuns, estão problemas de visão, perda de sensibilidade em alguma região do corpo, dor persistente sem motivo no braço ou na perna, no tórax, formigamento ou fincadas repetitivas e frequentes nos membros. Além disso, perda de força localizada nos membros, falta de coordenação dos movimentos, vertigem (labirintite), que é uma sensação de a cabeça rodar ou todo o corpo, sensação de querer vomitar ou mesmo vômitos e também muitas vezes a visão dupla.

Como não há não há um marcador biológico, um exame específico que defina a doença, o diagnóstico se baseia no conjunto de informações clínicas, no exame neurológico do paciente e em exames complementares, como a ressonância magnética. (Fonte: Associação Brasileira de Neurologia). Quer saber mais? http://www.amigosmultiplos.org.br/em.

Fonte: S/A Llorente & Cuenca

#agostolaranja