Comunicação Pública e Política – Rodrigo Viana

0
661

No último dia 30 fiquei sabendo, via uma portaria pela internet, de minha exoneração da Tv Brasil. Ninguém me avisou oficialmente e deixei a coordenação do esporte em São Paulo falando às moscas. Mais uma atitude arbitrária deste governo provisório. A comunicação pública deveria ser formada pelo Estado, governo e terceiro setor, com foco no interesse público. Deveria… A comunicação pública deveria investir na formação de uma sociedade cidadã e democrática, procurando encurtar distâncias sociais reduzindo as diferenças e ampliando a capacidade analítica individual em prol do coletivo. Deveria….

Por este e outros ideais me entreguei várias vezes às Tvs Públicas. Algumas passagens pela própria Tv Brasil e outra pela Tv Cultura sempre me deram o tom exato do que se pretendia por uma cobertura jornalística pública.

Não obstante, passei pelas comerciais com o mesmo profissionalismo que caracteriza meu fazer jornalístico. Fui da Copa do Mundo pela Globo/Sportv ao título mundial do Corinthians no Japão, pelo SBT. Sou, há 4 anos, colunista da mais importante revista do meio, a Revista Imprensa. Cobri vários Brasileiros de Futebol pela Tv Bandeirantes e trabalhei no programa Golaço, da Rede Mulher e Esporte Record, da Tv Record. Sim, passei por quase todas.

Fiz também assessoria política do PT, do PSDB, do então PFL e a tantos outros. Sempre tratei meu trabalho como profissional e apenas isso. Aliás, no lançamento do meu livro – sim, tenho um livro editado pela Summus e entre os mais atuais sobre crônica de futebol – a apresentação é feita pelo Ignácio de Loyola Brandão que, até onde sei, não é um defensor ferrenho deste governo atual. Nunca neguei minha veia de esquerda. Como também nunca neguei minhas amizades. Mas por não ser filiado a partido algum e por me considerar amigo dos meus amigos, entre os quais alguns políticos, creio que recebi uma punição. Espero que aqueles que sonham com um novo país coloquem o mérito acima de picuinhas pessoais. E espero respeito pela minha trajetória jornalística. Isto.

Rodrigo Viana é jornalista, Mestre em Estudos Literários e foi exonerado de seu cargo na última semana sem a menor explicação na Tv Brasil

Os textos e charges publicados na categoria CONVIDADOS, apresentam e refletem a opinião dos mesmos, não necessariamente alinhando-se com a do Blog Futebol-Arte. Sua publicação tem o propósito de apresentar diferentes pontos de vista e estimular reflexões e debates.