Carta de René Simôes sobre Jobson e matéria do Fantástico

0
689

ReneSimoesEssa é a carta que mandei para para o editor do fantástico da TV Globo pela minha participação na reportagem do Jobson exibida no domingo 26/06/2016.

Prezada Nunuca (jornalista que fez a entrevista),

Sei que não cabe, normalmente, a repórter comandar a edição das matérias que faz. Entretanto isso não a impossibilita de fazer chegar até ao diretor, editor e finalizador de matérias do Fantástico minha repulsa.

Embora não seja jornalista, estou no meio há muito tempo, e entendendo que a edição de uma matéria não pode ignorar o contexto do que disse um entrevistado.

Lamentavelmente, esse ponto, que diferencia os bons e excelentes profissionais, não foi observado. Em momento algum, o contexto de minha entrevista contemplava o descrédito na recuperação do ser humano e do próprio Jobson.

Em todos os momentos, enfatizei que o acompanhamento profissional de qualquer pessoa com problemas, seja de que natureza for, possibilita enormemente a sua recuperação.

Ao final da entrevista falo que com a pena de morte imposta pela FIFA, deixava ele somente com a possibilidade de recuperação por um milagre.

Lamento que a rede globo, passe a ser uma TV , que despreze o seu conteúdo sério, formativo e informativo, para tornar seu conteúdo somente midiático.

Qual a mensagem que a matéria apresentada tinha como objetivo? Por que fui escolhido para ser entrevistado e que motivos viram em meus quarentas anos de profissão que justificasse a descrença no ser humano?

Lamento que um programa que tem no seu bojo informar, entreter e educar a população, faça algo tão pobre de significado.

Deixo aqui expresso minha repulsa pelo que foi feito com meu conteúdo. Peço respeito ao ser humano Jobson, a população e ao profissional que sou.

Sem mais.
René Simões

Fonte: https://www.facebook.com/rene.simoes