O Outro Lado da Bola

0
456

Projeto em fase de captação de recursos via financiamento coletivo.

Uma websérie sobre o futebol que poucos conhecem, mas muitos amam.

O projeto

Neymar, Suárez e Messi no Camp Nou lotado. Arenas e paus de selfie por todos os lados. Clubes de futebol, nacionais e internacionais, transformados em franquias que movimentam milhões a cada ano. Uma imprensa focada em cobertura de finanças e ações de marketing. Pode ser que sejam essas imagens que surjam à sua cabeça quando pensar em futebol.

Mas essa é apenas a ponta do iceberg. Para cada jogador milionário, existem milhares que vivem em condições precárias. Para cada arena, existem campos mais modestos onde jogos oficiais ocorrem. Para cada estratégia de marketing, existem clubes com estrutura ínfima, que sobrevivem nos dias de hoje sabe-se lá como.

O Outro Lado da Bola é um projeto que visa explorar justamente esse futebol que é escondido, empurrado para os rodapés dos jornais, quando muito. Essas divisões inferiores, esses clubes que não tem como se virar financeiramente, esses jogadores que arriscam tudo em busca de um sonho que, para a gigantesca maioria, jamais virá, esses profissionais de imprensa locais que, muitas vezes, falam para ninguém, e, acima de tudo, esses poucos torcedores que acompanham apaixonadamente seus clubes, independentemente da relevância do que estão disputando… o que faz com que essas pessoas e instituições sigam em frente?

Se você também tem curiosidade em saber a resposta para essa e outras perguntas envolvendo o lado alternativo do futebol, seja bem-vindo. O Outro Lado da Bola nasceu justamente da paixão de seus idealizadores pelo futebol, uma paixão inexplicável e, ao mesmo tempo, incompreensível, compartilhada por eles, mas também por essas pessoas que, contra todas as expectativas, continuam ousando sonhar.

O vídeo de apresentação, que você pode ver acima, fala sobre o Grêmio Mauaense, um clube com pouca idade, encrustado na Grande São Paulo. É um microcosmo do que está por vir.

Essa websérie se dedicará a contar a história desses personagens que, apesar de tão desconhecidos de todos nós, trazem com elas a mesma paixão que nos interessou pelo futebol desde a primeira infância. Acompanhando clubes em diferentes regiões do Brasil, O Outro Lado da Bola pretende colocar rostos nesses personagens. Dar a eles, que estão totalmente excluídos do olhar do público, um nome próprio e uma voz. E, assim, quem sabe, reconectar-nos ao sentido original do esporte, nem que seja um pouquinho…

Mas, para isso, precisamos da sua ajuda.

Estamos aqui buscando financiamento para o piloto. A ideia é de um episódio para uma grade televisiva de trinta minutos. A partir dele, buscaremos fazer o resto por nossas próprias pernas, e quem nos ajudar nesse momento da arrancada terá sempre benefícios durante os lançamentos do que conseguirmos depois, além de um lugar especial em nossos corações.

Para saber mais e/ou colaborar, acesse https://www.catarse.me/o_outro_lado_da_bola_388d.