Liga dos Campeões da Europa x Libertadores

0
1310

O que é melhor, a Liga dos Campeões da Europa ou a Libertadores da América? Cabe a pergunta ou é apenas mais uma das discussões bobas que tomou conta de um mundo cada vez mais polarizado?
LigaLibertadores
Ontem a noite, pelas quartas-de-final da Libertadores, tivemos outro jogaço de futebol. A torcida colombiana deu um show a parte, criando uma atmosfera perfeita para uma disputa esportiva, um caldeirão.

No jogo da “ida”, o Rosário Central, da Argentina, venceu o Atlético Nacional, da Colômbia, por 1 x 0 e ontem, na “volta”, abriu o placar aos nove minutos, o que obrigava o time oolombiano a fazer três para se classificar. O Atlético pressionou e aos 47 do primeiro tempo chegou ao empate. Ainda faltavam dois gols.

Aos 48 minutos do segundo tempo o time portenho perde chance claríssima de matar o jogo e aos 50 o time colombiano marca o terceiro, o da classificação.

Confira os melhores momentos!

Na comemoração, provocações, desabafos, sopapos, xingamentos, a terra tremeu, a câmera tremeu, invasão de campo, explosão de energia e vibração.

Nas vésperas, em outra partida pela mesma fase, na madrugada anterior ao jogo, parte da torcida do Atlético-MG promoveu um foguetório em frente ao hotel em que estava concentrado o time do São Paulo.

Coisas que só são vistas na Libertadores? O que é demonstração da paixão latina e o que é falta de educação? Existe mesmo o “espírito de Libertadores”?

Será que na organizada Liga dos Campeões não temos jogos disputados com o coração? Impossível não lembrar jogos como Liverpool x Milan, na final de 2004/05; Manchester United x Bayern Munique, 1998/99; ou neste ano mesmo, Bayern x Juventus, Atlético de Madrid x Barcelona. Raça, disposição, catimba, provocação, talento… paixão. Tudo isso esteve em campo nessas e em muitas outras partidas do torneio.

As diferenças existem, claro, aspectos culturais inegáveis, mas estão longe de gerar uma vantagem em termos de envolvimento e paixão para um ou outro torneio. Onde houver uma bola, uma disputa e rivalidade, haverá essa LOUCURA gerada pelo futebol. Ou você não liga de perder algum desses jogos: Atlético x Real Madrid, São Paulo x Atlético Nacional e Boca Jrs. x Pumas?

p.s.: Triste mesmo é o futebol paulista que não permite a entrada de instrumentos musicais, bandeiras, proíbe a venda de cerveja nos estádios, tem clássicos com torcida única…