Futebol Onipresente: “Bem-Vindo ao Mundo” e “Ainda Estou Aqui”

0
740

BemVindoO futebol aparece em duas improváveis obras que contam situações relacionadas à guerras; em ambas com o significado de um pouco de “paz” em meio as turbulências vividas. O filme Bem-Vindo ao Mundo, mostra o amor quase impossível entre Gemma (Penélope Cruz) e Diego (Emile Hirsch) em meio a guerra da Bósnia. Entre o passado e o presente, Gemma vai recordando a história de seu amor e da guerra, que se mosturam. O drama maior é sua vontade, e impossibilidade, de ter filhos. O futebol aparece em vídeo-game, em citações (inclusive ao nosso Maracanã) e em um “jogo de rua”. o filme vale!
Aindaestouaqui
O livro Ainda Estou Aqui, de Marcelo Rubens Paiva trata de uma história bem mais próxima de nós. O autor narra, em primeira pessoa, suas memórias sobre sua mãe, Eunice, arrebatada pelo Alzheimer. Ao fazê-lo, inevitavelmente traça um detalhado panorama do desaparecimento de seu pai, o engenheiro e deputado Rubens Beyrodt Paiva, durante o período do golpe militar de 64 no Brasil.

Apesar da história trágica o livro não tem um tom melancólic, longe disso. Os trechos sobre a ditadura são ricos em detalhes e capazes de deixar indignado qualquer um que tenha um mínimo de sensibilidade. Em outros trechos Marcelo “desnuda” sua relação afetiva com a mãe e mostra a força dela como mulher e ativista, fazendo uma espécie de “acerto de contas” consigo mesmo e com o passado.

O futebol entra em citações e deliciosas descrições, tanto na praia quanto na escola.