Cuspe x Tortura, Esquerda x Direita, Futebol e Política

3
1280

“Não existe imparcialidade. Todos são orientados por uma base ideológica. A questão é: sua orientação ideológica é inclusiva ou excludente?”
Paulo Freire, educador e filósofo

Mais do que nunca, continua o “espírito de Libertadores na política brasileira“. Jogadas violentas e desleais são cada vez mais comuns e tem inflamado as “torcidas” da direita e da esquerda. Vale a pena refletir um pouco e separar alhos de bugalhos.

Cuspe x Tortura
Lembrando sempre que essa é a opinião pessoal deste blogueiro, antes de mais nada cabe colocar que não faz nenhum sentido comparar as “situações” de Jean Wyllis e Bosonaro. Qualquer um pode ter visão e valores políticos próprios, diferentes dos dois “personagens” em questão, mas é notório que um deles é, de maneira recorrente, truculento e discriminatório e nem é necessário dizer qual deles para que o leitor saiba de quem estamos falando.
VomitoCuspe
Wyllis foi infeliz ao cuspir, premeditadamente ou não, em Bolsonaro. É até possível compreender reações equivocadas, mas não cabe defendê-las, é necessário pontuar o erro e ponto final. O caso de Bolsonaro é outro, trata-se de uma posição ideológica(?!) estabelecida, racista, homofóbica e violenta, que defende e exalta a tortura como prática. Quem vê como espelho as duas situações o faz por fanatismo, preguiça ou má-fé.

Esquerda x Direita
Isto posto, cabe pontuar também questões que tem marcado os “argumentos” da “direita” e da “esquerda”. Na ânsia de desmerecer o “outro lado”, corruptos e ditadores são citados a granel, em uma simplificação rasa e superficial. Não foi o fato de ser de direita ou de esquerda que gerou Hitler, Mussolini, Stalin, Franco, Mao Tsé-tung, Pol Pot, Pinochet, Kim Jong-il, Videla, Médici e tantos outros. Eles existiram por suas ambições desmedidas e insanidades pessoais. Corruptos também, há tanto lá quanto cá.

Já deveria ser claro que as escolhas são (deveriam ser) pautadas por valores, posições ideológicas. Você tem todo o direito de ser contra ou a favor da legalização do aborto, das drogas, da pena de morte, dos direitos humanos etc. etc., e quem pensa diferente não é um imbecil, é apenas isso mesmo, alguém que pensa diferente. Quem escolhe o candidato A ou B não merece ser xingado ou discriminado; o nome da brincadeira é democracia.

Futebol e Política
O que não se pode negar é que, com todas as suas falhas e atrasos, o universo do futebol tem surpreendido muita gente com engajamento e luta.
GavioesFutebolOpio
Os recentes protestos da Gaviões e de outras torcidas organizadas, as campanhas de doações de sangue e arrecadação de alimentos, a postura do Bom Senso F.C., as iniciativas para democratização da mídia e as transmissões esportivas… há um sem-número de iniciativas mais do que bem-vindas.

Resgatando a frase de Paulo Freire no começo deste post, fica a dúvida: e você, já parou pra se perguntar de que lado está?

3 COMENTÁRIOS

    • Fernando, interpretação de texto é tudo nessa vida. Você pode achar ridículo ou engraçado, mas… é o lado político que gera ditadores e torturadores? Dê algum argumento, por favor.

      Pintar o Bolsonaro como nazista? Onde? Vamos ao que eu disse “O caso de Bolsonaro é outro, trata-se de uma posição ideológica(?!) estabelecida, racista, homofóbica e violenta”. Você gosta e defende o cara, mas não curte ou consegue defender o que ele disse?

      Faça um esforço e pense um pouco!

  1. Homofóbico pois não aplaude e nem apóia os movimentos imorais lgbt, que todos sabem como agem nas ruas, e porque não quer um filho gay, racista porque apareceu uma vez, no cqc, e foi pego em varias edições, e mal entendidos,aquela pergunta sobre o filho namorar uma negra,Repito uma perguntinha, uma unica vez, será que isso já define alguém como racista,isso é grave ?Pra mim não passa de desonestidade, e vontade de censurar com bases no politicamente “correto”

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.