Lançamento “Campos, Estádios e Arenas de Futebol… Começa o Espetáculo!”

0
609

PANINI e MONAC lançam livro com apoio do Ministério da Cultura

“Campos, Estádios e Arenas de Futebol… Começa o Espetáculo!” será direcionado a Bibliotecas Nacionais e projetos sócio-educativos

A PANINI Group-Brasil e a Monac – Centro de Negócios de Economia Criativa, com apoio do Ministério da Cultura, lançaram, no dia 10 de novembro, o livro “Campos, Estádios e Arenas de Futebol… Começa o Espetáculo!” em um evento que contou com a participação de diversas personalidades do esporte, no auditório do Teatro MuBE Nova Cultural, em São Paulo.

O bate-papo, exclusivo para convidados e imprensa, resgatou momentos importantes da evolução dos estádios brasileiros até as modernas arenas. Na ocasião, o presidente da PANINI, José Eduardo Severo Martins, se juntou a especialistas do assunto, como Sergio Xavier, colunista da Revista Placar e Rodrigo Rodrigues, apresentador do Resenha ESPN. Além deles, marcaram presença Roberto Frizzo, ex-vice-presidente do Palmeiras e atual conselheiro do clube e Raul Corrêa, presidente da BDO e ex-diretor financeiro do Corinthians e Ahmad Samir, autor dos livros “As Copas perdidas em Casa” e “Treinamento Esportivo Já!”.

Com bom-humor e algumas importantes reflexões, a conversa levou os convidados a debaterem os estádios onde assistiram a jogos e mais se emocionaram, as vezes em que uma torcida “ganhou” um jogo no grito, as brigas e hostilidades em que se envolveram, entre outras boas histórias. “Morei por 10 anos na Inglaterra e frequentei muitos estádios por lá. Eram tempos difíceis com os hooligans. Consegui escapar de algumas abordagens bem complicadas. Depois, quando voltei ao Brasil, passei a ir menos, mas sempre valorizei a cultura do futebol por aqui. Afinal de contas, a Panini tem o futebol em seu DNA”, comentou José Eduardo Severo Martins, presidente da PANINI.
CamposArenasEstadios
Eliane Machado, superintendente executiva da MONAC, considerou que o encontro despertou em todos algo a mais que o sentimento de paixão futebolística. “Precisamos de obras que valorizem a história dessa cultura tão fundamental. A PANINI apresenta um belíssimo e importante livro, que será distribuído ao Ministério da Cultura, Biblioteca Nacional e organizações que desenvolvem projetos culturais e esportivos com jovens em situações de risco. Ficamos orgulhosos que tantos convidados relevantes para o cenário nacional do esporte tenham participado desse lançamento”, explica.

O livro, que conta com apenas 1.500 exemplares, é repleto de Fotos antigas, ilustrações e textos – em português e inglês – que contam a evolução do esporte no País e cria um novo marco na história, contribuindo, efetivamente, para as políticas públicas nacionais, democratizando o acesso aos bens históricos e culturais.

Fonte: Tudo em Pauta