Os Anti-Logotipos da Copa do Mundo da FIFA 2022

1
986

A coisa tá feia mesmo pros lados da FIFA. Além da prisão dos dirigentes realizada ontem, um grupo de designers ativistas recriou os logotipos dos patrocinadores e parceiros da instituição que estão apoiando a Copa no Catar. A ideia é denunciar as condições de trabalho desumanas a que estão sendo submetidos os trabalhadores das obras do evento; as estimativas falam em mais de 1.400 mortos. Já havíamos falado do assunto em Encurralados e morrendo no Catar.

Que o futebol se tornou um grande negócio, já há alguns anos não é novidade. O problema é quando se torna um negócio sujo. A ideia de associar sua marca a um evento reconhecido mundialmente, com visibilidade gigantesca e com tanta paixão envolvida parece perfeita. Diante de tantos escândalos, no entanto, muitas empresas devem estar repensando suas estratégias.

Veja alguns dos anti-logos criados!

Visa
PatrocinioVisa2022

Coca-Cola
PatrocinioCoca2022

Mc Donald´s
PatrocinioMc2022

Alguém pode dizer que as empresas não são responsáveis, o que é, no mínimo, questionável. De qualquer forma, se uma instituição faz algo (tudo?) errado e você dá suporte financeiro a ela, isso te torna cúmplice, certo?! A reflexão se estende a todos os consumidores dessas marcas, que ajudam a alimentar essa cadeia.

Para ver mais logotipos criados, acesse http://www.rsvlts.com/2015/05/25/qatar-2022-anti-logos/.

1 COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.