“Minha Liberdade” – 1º Lugar no Concurso de Redação do Colégio Moema em 1986

1
1254

Há poucas semanas minha mãe encontrou uma redação guardada em uma caixa com boletins e outras lembranças do meu tempo escolar. Essa, em especial, era importante por ter sido premiada com o primeiro lugar em um concurso de redação do colégio em que estudei. O ano era 1986 e eu cursava então o segundo colegial.

Relendo fiquei surpreso com alguns detalhes; já estavam lá o amor e a equiparação entre futebol e arte, a defesa da liberdade de expressão e do respeito as diferenças. A gente pode amadurecer, mas certos valores não mudam.

Minha Liberdade

Liberdade, palavra que define o que é ser livre e deixa indefinida a maneira de vivê-la.

Liberdade, estado supremo ao qual poucos chegam. Ser livre é poder pensar e expressar esse sentimento como quiser, é poder amar da maneira que mais lhe convier, é respeitar e fazer respeitar-se através de atos e ações.

Se é livre, quando se pode fazer algo que se ama; criar simplesmente pelo prazer de criar, como um saxofonista que toca para si mesmo; como um ator que mergulha na imensidão de seu último personagem; como um pintor que expressa o mais sublime dos sentimentos numa tela; como um jogador que transforma um simples lance em uma obra de arte; como alguém que tenta expressar pensamentos cada vez mais complexos.
Freedom
Voar em pensamentos cada vez mais ousados; sonhar que impossível pode ser possível e fazê-lo tornar-se real, ser livre é realmente algo inexplicável.

Os homens têm que tomar consciência de que cada vez mais a livre expressão está sendo reprimida, e que com isso, o mundo vai tornando-se amargo a cada instante. Quando essa consciência chegar, aí sim o homem vai ser livre.

Ricardo Roca

#futeboleliteratura

1 COMENTÁRIO

  1. Gostei muito que vc tenha publicado a redação, que roubei do mural do Colégio Moema, ha tantos anos, senti a mesma emoção daquele momento, em que me dei conta que o meu filho tinha conseguido o 1º lugar em redação, com palavras tão bonitas que definiam o que era liberdade, achei que tinha o direito de guardar como lembrança, esse momento, pois também me pertencia.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.