Curiosidades e polêmica na 66ª reunião do Memofut – Por Raíssa Fernandes

1
630

O Auditório Armando Nogueira, no Museu do Futebol, recebeu em 09/05, apaixonados pelo esporte para a 66ª reunião do Memofut (Grupo Literatura e Memória do Futebol).

Com o seguinte questionamento “Quando foi a última vez que você ouviu uma palavra nova pela primeira vez?”, o escritor, administrador de empresas e entusiasta do esporte bretão, Max Gehringer, abriu as apresentações com interatividade sobre sua pesquisa: convidando os presentes a tentar descobrir a década em que palavras ou expressões típicas do futebol apareceram na imprensa pela primeira vez, tais como ‘a melhor defesa é o ataque’ (1910), cama de gato (1920), bicicleta (1930), catimba (1950), trivela (1960), drible da vaca (1970) e outros.
MaxMemofut
Logo após, os jornalistas Celso Unzelte e Gustavo Longhi deram continuidade à apresentação e demonstração do banco de dados ligados ao universo do futebol, deixando os espectadores novamente impressionados com a complexidade e riqueza de detalhes da ferramenta, que serviu como base para o livro e aplicativo Almanaque do Timão. Antes de encerrarem a participação do dia, a dupla – que também possui banco de dados de Palmeiras e São Paulo – ainda fez inserção de novas informações no aplicativo, ao vivo.

Encerrando as apresentações, Domingos D’Angelo, pesquisador e dono de um rico acervo de livros esportivos, alcançou o objetivo da palestra “A polêmica sobre a data de fundação do São Paulo F.C.”, afirmando que a data deve levar em conta fatos históricos, e não viés político ou jurídico. Portanto, defende que o time foi fundado em 25 de janeiro de 1930, contabilizando glórias e derrotas do tricolor paulista, que tem origens em Club Athletico Paulistano, Associação Atlética das Palmeiras, Clube de Regatas Tietê e Clube Atlético Estudantes Paulistas.
DomingosMemofut
D’Angelo apresentou trecho da alteração do Conselho Deliberativo aprovada no estatuto do clube, indicando que ‘O São Paulo Futebol Clube, fundado na cidade de São Paulo, onde tem foro e sede, em 25 de janeiro de 1930, teve suas atividades temporariamente interrompidas em 1935 e retomadas em 16 de dezembro do mesmo ano’, tendo 85 anos completos no ano de 2015.

Texto e fotos de Raíssa Fernandes, jornalista, apaixonada por futebol, que vai realizar mensalmente a cobertura das reuniões do Memofut para o Blog Futebol-Arte.

Os textos e charges publicados na categoria CONVIDADOS, apresentam e refletem a opinião dos mesmos, não necessariamente alinhando-se com a do Blog Futebol-Arte. Sua publicação tem o propósito de apresentar diferentes pontos de vista e estimular reflexões e debates.

1 COMENTÁRIO

  1. Outro brilhante trabalho, Raíssa Fernandes!
    As palestras do Max Gehringer são as melhores, bem informativas e humoradas, com ele se expressando muito bem no palco, pois nasceu para isso.
    Os incansáveis Celso Unzelte e Gustavo Longhi de Carvalho mais uma vez presentearam o público com a qualidade da sua ferramenta de informações, suprindo todas as dúvidas necessárias. Da mesma forma que eu, são corinthianos, mas se interessam pelo futebol no geral.
    E o Sr. Domingos D’Angelo realizou com precisão suas impressões sobre a origem do São Paulo. Mesmo apresentando bons argumentos, o início são paulino ainda gera dúvidas para todos.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.