Levantando a Bola

0
615

Projeto em fase de captação de recursos via financiamento público coletivo.

O projeto nasceu no primeiro semestre de 2012 na comunidade de São Lourenço, em Niterói (Rio de Janeiro), mais conhecida como Comunidade do Sabão. Essa comunidade foi escolhida por ser uma área de vulnerabilidade social diante da escassez de atividades comunitárias, principalmente de lazer, esporte e educação.

Em uma pesquisa para ouvir os moradores locais, eles apontaram a inexistência de atividades para às crianças e jovens, levantando a necessidade da criação de um projeto que misturasse divertimento com exercícios físicos e pedagógicos, pois nas palavras dos moradores: “as crianças têm muita energia e precisam gastá-la com algo que seja útil”.

O Levantando a Bola oferece práticas esportivas e educacionais para crianças, trabalhando, além do esporte, valores como a autoestima, sociabilidade, tolerância, disciplina, liderança e cooperação. Além das múltiplas vivências esportivas oferecidas, o projeto busca diversificar sua proposta pedagógica realizando ações pontuais de prevenção a riscos sociais com diversas oficinas e ações pontuais como Dia das Crianças, Festa Junina e Festa de Natal.

O Levantando a Bola é realizado em uma quadra poliesportiva da própria comunidade, onde professores, acompanhados de monitores e voluntários, realizam atividades esportivas como torneios, estafetas, gincanas, brincadeiras pedagógicas e principalmente jogos cooperativos, para atender as diferentes faixas etárias da turma. O projeto acontece duas vezes por semana e beneficia 30 crianças – meninos e meninas da comunidade com idade entre 6 e 12 anos. 80% delas são estudantes do ensino fundamental e as outras 20% estão fora da escola.

Argilando
…E QUEREMOS CONTINUAR COM A BOLA TODA!
Entre os resultados alcançados destacamos a melhoria no convívio dos participantes e na integração social. Quando o projeto começou, tínhamos dificuldade em promover o diálogo entre os alunos e até mesmo em realizar atividades esportivas baseadas em regras e valores.

Por conta disso, foi criada uma metodologia que valorizasse e premiasse o respeito mútuo, desvalorizando atitudes violentas e conflituosas. Palavras como desculpa, “foi mal” e obrigado, hoje são utilizadas com maior frequência, alcançando a harmonia e a gentileza entre eles. Foi percebida através do projeto uma evolução positiva das crianças e um enorme potencial.

Acreditamos que ainda há muito a melhorar e estamos trabalhando com empenho para aprimorar o projeto e ter a oportunidade de expandi-lo cada vez mais. Para isso contamos com a sua participação nesse desafio!

Desde já agradecemos o carinho e convidamos você para um café em nossa sede, para que você possa conhecer mais sobre a Argilando e o Levantando a Bola. Será um prazer recebê-lo!

Para contribuir, acesse http://benfeitoria.com/levantandoabola.