Cruyff Court comemora 4 anos em Ermelino Matarazzo

0
680

Projeto que utiliza o esporte como ferramenta de educação na zona leste de São Paulo comemora 4 anos no Brasil e divulga resultados de 2014

Mais de 97% dos pais ou responsáveis de crianças e adolescentes que participaram do Cruyff Court em 2014 perceberam melhora no comportamento desses jovens e 85% pensam que o projeto contribuiu para o bom desempenho escolar de seus filhos. Com esses dados, o projeto Cruyff Court Ermelino Matarazzo encerra suas atividades em 2014, com mais de 670 crianças e jovens atendidos. Com 4 anos de atuação no Brasil, a organização ainda pretende aumentar o número de atendidos em 2015. O Cruyff Court é um projeto piloto de um programa internacional, criado na Holanda e já muito bem sucedido em outras 185 sedes espalhadas por diversos países no mundo. O objetivo principal do Cruyff Court é proporcionar a melhora na qualidade de vida de crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, por meio do futebol , nas periferias das grandes cidades.

No Brasil desde 2010, a sede em Ermelino Matarazzo, no Clube da Comunidade Flor da Mocidade do Burgo Paulista, na zona leste de São Paulo, é a primeira das Américas. Trabalha com um conjunto de atividades complementares ao futebol, que estimulam a integração social, as relações e observação dos direitos humanos, o protagonismo juvenil e a autonomia nas práticas de cidadania. Crianças e jovens moradores da periferia da zona leste, na cidade de São Paulo, tem a oportunidade de participar de encontros, visitas culturais, torneios, campeonatos e intercâmbios com participantes de outros Cruyff Courts no mundo. Essas experiências incentivam os participantes a ampliarem seus horizontes, suas perspectivas de vida e de futuro, além de auxiliar para que valorizem mais os seus estudos.
CruyffCourt
O método desenvolvido na programação, reúne os conceitos teóricos/práticos de ensino e aprendizagem de futebol referenciados pela Federação Holandesa de Futebol KNVB e as famosas Regras do ex jogador Holandês Johan Cruyff, que abordam assuntos como Respeito, Cooperação e Autonomia,“Regras da Vida” que são fundamentais para a participação ativa dentro da sociedade bem como um convívio harmonioso.

A maior riqueza presente na metodologia de trabalho no Cruyff Court Ermelino Matarazzo está na possibilidade de unir o melhor da técnica holandesa e a excepcional criatividade brasileira. Ao incorporar na prática das aulas a experiência brasileira na área de esporte e educação, em que o esporte atua como meio gerador de mudanças sociais relevantes, o projeto tornou-se uma referência para todos os Cruyff Courts do mundo. O projeto já beneficiou mais de 1700 crianças e adolescentes até hoje. Em 2012 foi reconhecido com o Prêmio Cruyff Court do ano devido ao bom desempenho e inovação em atividades sociais propostas.

Fonte: Venturini Assessoria de Comunicação