Museu do Futebol: Programação Especial – Consciência Negra

0
633

MesConscienciaNegra
O Museu do Futebol preparou uma programação especial sobre o mês da Consciência Negra. Confira!

22/11

11h – Capoeira e brincadeiras afro
A oficina pretende aproximar a vivência da roda de capoeira – arte brasileira que mistura movimento, jogo, luta, música e história, às brincadeiras de origem africana. Presente em muitas das nossas tradições, a roda expressa e engendra movimento e harmonia, assim como é marcada pelos toques do berimbau, as ladainhas de angola, as palmas de mão, entre outras coisas. Neste encontro os educadores levarão os visitantes a uma viagem lúdica, da roda de capoeira aos “quintais” do Brasil e quiçá da África.
Sala Grande Área

14h – Mapa Mundi
O jogo educativo busca desenvolver com o público uma reflexão a respeito da centralização dos jogadores de futebol no mercado europeu, enfatizando as transferências de jogadores negros, sobretudo africanos, e o caráter altamente comercial atingido pelo futebol no século XXI.
Sala Números e Curiosidades

23/11

11h – Oficina Instrumentos musicais
A oficina consiste na fabricação de instrumentos musicais de percussão a partir de materiais recicláveis. Em homenagem ao dia da consciência negra, serão construídos instrumentos de origem africana utilizados em festas como a congada – ritual afro-brasileiro que nasce dos cortejos de coroação de reis, do culto aos ancestrais africanos e das celebrações de santos da Igreja Católica – presentes em diversas tradições do sudeste do Brasil.
Espaço Ins-pirar

14h – Contação Culturas Brasileiras
No mês da Consciência Negra, o Museu do Futebol convida seus visitantes a emergir nos contos e lendas brasileiras. Através de músicas, literatura e oralidade, todos irão presenciar e participar das aventuras de personagens famosos da cultura brasileira.
Salas Expositivas

#futebolsemracismo