Futebol sem Racismo

0
762

Por um novo futebol no combate ao racismo é o tema do Debate que será promovido pelo Cedem – Centro de Documentação e Memória da Unesp.

Marcel tem como proposta discutir o seu mestrado em História Social intitulado: “Além dos gramados: história oral de vida de negros no futebol brasileiro (1970-2010)”, USP – 2011. Nesta pesquisa o autor propôs um estudo sobre a questão racial no futebol brasileiro atual a partir das histórias orais de vida de alguns negros que atuaram entre 1970 e 2010. Embora alguns trabalhos tenham sido produzidos sobre o negro em suas manifestações sociais no futebol, a maioria dos estudos toma por base apenas as experiências dos futebolistas, não contempla narrativas pessoais dos negros e não volta os olhos para a história atual deles neste esporte.

Neste debate, apresentará também uma parte dos resultados de sua pesquisa de doutorado (em andamento) na USP intitulado: On and off the other pitches: histórias de vida de futebolistas brasileiros negros no continente europeu (1958-2014), que trata dos fenômenos da imigração, racismo e xenofobia envolvendo futebolistas brasileiros negros na Europa da segunda metade do século XX em diante. A proposta é relacionar o problema em torno da negritude no futebol com um contexto social mais amplo, o qual tem como pano de fundo a globalização e as migrações internacionais.

Afinal, de que maneira o futebol reproduz um problema que não só extrapola a esfera esportiva como influencia as práticas e os discursos de milhões de aficionados? Quais as experiências vividas e narradas por uma parcela desses emigrantes especiais? Como esses futebolistas relacionam a realidade racial brasileira com a europeia? Ao lançar mão de alguns trechos de entrevistas que vem registrando junto com tal comunidade, iluminará o debate.

Palestrantes
– Marcel Diego Tonini – doutorando em História Social – USP, pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (Ludens-USP) e do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol (GIEF-USP) e do Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO-USP);

– Fátima Martin Rodrigues Ferreira Antunes – doutora em Sociologia/USP, pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (Ludens – USP). Atua como socióloga e pesquisadora na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

– Samira Adel Osman – doutora em História Social – USP. Professora Adjunta de História e Coordenadora do Curso de História da UNIFESP. Tem experiência na área de História, com ênfase em história oral, imigração e retorno.

Mediação
– Oscar D´Ambrósio – Mestre em Artes – UNESP/Campus São Paulo, Crítico de Arte, Escritor, Jornalista e Coordenador de Imprensa/Reitoria da UNESP.
FutebolSemRacismo27
27/11, às 18h30 – 70 vagas
Cedem/Unesp
Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé) = São Paulo – SP
Mais informações e inscrições: (11) 3116–1701 / ssantos@cedem.unesp.br (Sandra Santos)

Fonte: https://www.facebook.com/CedemUnesp

#futebolsemracismo