Futebol no CineSesc

0
744

O Poeta Americano
Documentário poético/experimental de curta-metragem sobre a paixão do escritor pernambucano João Cabral de Melo Neto pelo seu time de coração: o América Futebol Clube, fundado em 12 de abril de 1914 na cidade do Recife. O reconhecido escritor pernambucano foi um grande torcedor americano e sempre que podia ia ver os jogos do seu clube. Em sua obra, João Cabral dedica várias linhas poéticas à sua paixão futebolística. O filme retrata essa tênue linha entre a poesia e o futebol.

Comercial F.C. – A Equipe Fantasma
Todos os clubes que fizeram parte do que se convencionou chamar de “clubes fundadores da Federação Paulista de Futebol”, de alguma maneira ainda estão vivos. Menos um.

Existe um clube do qual restam poucas informações, a não ser talvez uma ou outra foto, antiquíssima, esquecida em algum arquivo de jornal. No entanto esse clube foi também um dos clubes fundadores da Federação Paulista de Futebol, disputou campeonatos da Primeira Divisão até 1962, enfrentando, entre outros, o Santos de Pelé, e o Palmeiras de Julinho Botelho. O documentário recupera a trajetória histórica do Comercial Futebol Clube, um dos times fundadores da Federação Paulista de Futebol, a partir de seus principais personagens.

Futebol É Pai
O filme aborda as relações entre futebol e paternidade. A ideia de que o amor por um time é transmitido de pai para filho é o fio condutor da história de um garoto que vai assistir ao jogo do time de seu coração, pela primeira vez, sozinho, no estádio de futebol.
PoetaAmericano
21 a 28/09, das 14h às 21h30
CineSesc
Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César – São Paulo – SP

Fonte: Sesc