Exposição “Retratos da Copa”

0
413

Os vários ângulos da Copa do Mundo no Brasil

O ano de 2014 sempre será lembrado como o ano da Copa do Mundo no Brasil. Seja pela tensão antes do campeonato, com manifestações em todo território brasileiro, ou pelo inesperado final entre Alemanha e Argentina, com certeza este Mundial ficará na memória de muitos brasileiros. E quem melhor para eternizar este momento, do que o olhar imparcial de alguns dos melhores repórteres fotográficos da imprensa brasileira? É exatamente esta a proposta da exposição “Retratos da Copa”, que ocorre gratuitamente no Shopping Ibirapuera. De 05 a 31 de agosto, os visitantes poderão reviver os momentos mais marcantes da “nossa” Copa, por meio de 80 imagens captadas pelas lentes de 57 fotógrafos de importantes veículos de comunicação.

RetratosCopa
Idealizada em conjunto com a Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo (ARFOC-SP), a mostra “Retratos da Copa” tem o intuito de ser apresentada com o tema ainda vivo na memória das pessoas, oferecendo imagens vistas nas revistas, jornais e sites de todo Brasil em tamanho ampliado, para eternizar o trabalho destes fotojornalistas.

“É uma maneira de darmos uma sobrevida à fotografia, que normalmente dura 24 horas no jornalismo. Além disso, o público poderá contemplar as imagens em outro formato e em um local em que normalmente as pessoas não têm muita pressa e assim, poderão fazer leituras e releituras do mundial com seus heróis e vilões”, conta Nilton Fukuda, diretor de marketing e cultura da ARFOC-SP.

Os laranjas da Copa – Moacyr Lopes Junior, Eduardo Anizelli, Levi Bianco, JF Diório e Rubens Cavallari são alguns dos repórteres fotográficos que contam com seus trabalhos expostos na mostra e que vestiram o chamativo colete laranja, que os identificava como profissionais da imprensa durante o Mundial. Incluindo ainda a rotina fora dos gramados, onde a única identificação era a câmera na mão e o crachá do veículo no pescoço.

Com determinação, estes profissionais deixam um legado em forma de imagens únicas. Detalhes como o lance dentro de campo que a televisão não mostrou, a provocação tradicional entre as torcidas, a descontração, alegria ou tristeza de jogadores e espectadores, e o momento único de sagrar uma seleção no time campeão do mundo. Nos bastidores destes cenários, está o fotojornalista com a única missão de contar, por meio da fotografia, esta história da Copa no Brasil, com todos os seus elementos.

No prefácio de Antero Greco, jornalista esportivo convidado para apresentar a exposição para o público em forma de palavras, “as imagens estão aí, para relembrar 31 dias especiais, entre junho e julho. O mês em que o País se expôs, com o que tem de deslumbrante e de angustiante, de brilho e de obscuro”, diz destacando ainda o trabalho minucioso, onde “cada foto é uma obra-prima, com a marca, o suor, a garra e o caráter do respectivo autor”.

05 a 31/08, das 10h às 22h
Shoping Ibirapuera – Piso Moema
Av. Ibirapuera, 3.103 – Moema – São Paulo – SP

Fonte: Papiro Comunicação