Exposição “Todos os Santos Jogam“

1
540

Futebol e religião não se discute, diz a sabedoria(?!) popular. No entanto, os torcedores sempre dão um jeito de “apelar para o santo” quanto seu time está em dificuldade. No caso de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, os santos são, respectivamente, São Jorge, São Gennaro, Santa Rita e o próprio São Paulo. No Rio de Janeiro, Nossa Senhora da Conceição, São Judas, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora da Vitória abençoam Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama. E assim por diante por todo o Brasil.

A exposição “Todos os Santos Jogam” vai apresentar, em três salas, essa relação entre o futebol e a religiosidade. Na sala “A Proteção Sagrada”, em formato de campo de futebol, a história dos padroeiros de 20 clubes brasileiros. Nas outras salas, fotos de dirigentes e torcedores com objetos religiosos nos estádios, chages sobre o tema e vídeos de torcedores falando sobre sua relação com futebol e religião.
TodosSantosJogam
31/08, terça a domingo, das 10h às 17h
Museu de Arte Sacra de Santos
Rua Santa Joana D’Arc nº 795 (sopé do Morro São Bento) – Santos – SP

COMPARTILHAR
Post anteriorO Holandês Voador
Próximo postSubstituição
Ricardo Roca
Formado em Comunicação Social e pós-graduado em Administração de Empresas, ambos os cursos pela ESPM, atualmente cursando mestrado em Linguística. Professor universitário, sócio da Roda Fiandeira, consultor nas áreas de comunicação e marketing e apaixonado por futebol e arte.