Copa do mundo 2010: França eliminada na primeira fase sem nenhuma vitória! Franceses já estavam desacreditados na seleção e o técnico Raymond Domenech deixa o comando da equipe. Foi uma Copa para ser esquecida, eu esperei tanto para ver a minha amada França jogar e fiquei completamente decepcionada.
Algo que aprendi com os franceses que conheço é que eles são um povo muito crítico, se a “équipe” não joga bem, eles perdem o interesse no futebol. Um amigo chegou a me dizer que depois da Copa de 2006 (onde a França foi vice), as matrículas em escolas de futebol aumentaram no país, por exemplo.
Copa do mundo 2014: Renovada a seleção chega a Ribeirão Preto, SP, convicta de que fará uma boa Campanha. Os dizeres do ônibus são: Impossível não existe em francês! Foram 4 anos passando por inúmeras mudanças, Didier Deschamps assumiu o comando da seleção, a faixa etária dos jogadores diminuiu e os franceses começaram a dar crédito aos “Bleus”.
Primeiro jogo: França 3X1 Honduras. (por conta de falhas técnicas não houve os hinos no começo da partida, então confiram a “La Marseillaise aqui”)
Foram 16 milhões de telespectadores que assistiram ao jogo na França (a população estimada da França atualmente é de 64 milhões) e o país se empolgou. “Eu assisti ao jogo em um bar em Paris e os franceses gritavam feito loucos, foi euforia total” conta Luiz Vinícius, 20, professor.
Já para o segundo jogo, a tarefa seria mais difícil. A Suíça ganhou de 2 a 1 do Equador, além de apresentar uma defesa forte, a Suíça passou pelas eliminatórias da Copa invicta.
Eram 15:43 quando liguei a TV, meu coração estava acelerado. Dessa vez teve hino e foi cantado com paixão tanto pelos jogadores e torcedores, como por mim!
Aos 16 do primeiro tempo, Giroud balançou a rede pela primeira vez, eu comemorei como doida e nessa hora o telefone toca, foi o tempo de atender a ligação e Matuidi fez o segundo gol francês. Valbuena, Benzema e Sisoko fizeram também.
Teve pênalti perdido por Benzema, gol anulado e ainda 2 gols da Suíça, mas nada estragou a festa francesa.

A França foi a primeira selecionada para a próxima fase do grupo E.
Como já falei sempre fui apaixonada pela França, mas por essa goleada nem eu esperava, a partida foi a com maior número de gols da Copa até agora.
E com um coração totalmente “bleu” eu digo: brasileiros abram os olhos, impossível é uma palavra que não existe em francês!
#allezlesbleus
#centraldacopa