Outro Futebol investiga o futebol no Brasil

0
519

OutroFutebol
Eles não estão nos holofotes da mídia, nem são ricos e famosos. Os salários, quase simbólicos, às vezes atrasam ou nem são pagos. A série Outro Futebol mostra a realidade de alguns dos milhares praticantes do esporte que são movidos apenas pelo amor à camisa. A atração, assinada pelo cineasta e fotógrafo argentino Federico Peretti, é inspirada no documentário El Otro Fútbol (2012), do mesmo diretor.

A equipe do programa percorreu diversas regiões do Brasil buscando retratar o espírito lúdico dessa prática. O resultado é o registro emocionante de dez clubes: Farroupilha (RS); Concórdia (SC); Ypiranga (AP); Manicoré (AM); Itapecuruense (MA); Catuense (BA); Penedense (AL); Estanciano (SE); Barra Mansa (RJ) e Tupy (ES). As dificuldades financeiras, os campos não tão bem cuidados, as pequenas e fanáticas torcidas, os estádios acanhados, os dirigentes e os empresários são captados em detalhes ao longo dos episódios.

Os personagens vibram com quaisquer pequenas glórias e sofrem nos mais insignificantes fracassos. Assim, a alegria e a decepção, o grito de gol e o xingamento ao juiz são manifestações genuínas de pessoas cujo único objetivo é jogar. Aquele universo é parte indissociável do cotidiano desses incansáveis indivíduos, muitas vezes marcados pela precariedade e esquecimento.

Canal Brasil
Farroupilha – 30 minutos
04/05, às 21h30; 08/05, às 14h30; 10/05, às 11h30

Fonte: Canal Brasil