Uniformes para a Copa 2014 – by Rojito

5
884

O design dos uniformes é um dos itens que (muito) contribuem para a beleza de um evento como a Copa do Mundo. Assim como o futebol apresentado, os gols e lances mais bonitos, as inovações táticas, os erros de arbitragem e as criações das torcidas, os “mantos sagrados” marcam nossa memória afetiva para sempre.

Faltando pouco mais de três meses para a Copa do Mundo FIFA 2014, o designer gráfico Rojito redesenhou as camisas dos 32 participantes, usando as cores usuais dos times, incluindo elementos estéticos e culturais de cada país. Na sequência apresento como ficaria a camisa do Brasil, as que gostei mais e menos, o link pra você conferir todas e dou meu “veredito” sobre o trabalho como um todo.

Seleção do Brasil
Brasil_Rojito

Seleção da Grécia – A que mais gostei
Grecia_Rojito

Seleção da Costa Rica – A que menos gostei
CostaRica_Rojito
Mesmo tendo que admitir que não sou um especialista em design, acredito que os mais de 35 anos acompanhando futebol me permitam opinar com alguma pertinência e… não gostei. O resultado, de modo geral, me pareceu exagerado, poluído demais. Gosto de novidades, mas nessa área, me dou conta de que prefiro as “antigas”, que valorizam os elementos mais tradicionais dos times; talvez seja a tal memória afetiva que mencionei no começo do texto.

E você, gostou? Para conferir todas, acesse Rojito´s 2014 World Cup Jerseys. Depois volte aqui e deixe suas impressões.

5 COMENTÁRIOS

  1. […] A lista de parceria entre futebol e design cresce a cada dia. Por aqui já apareceram, dentre outros, Gordura Real (Madrid), That ´70s Show, Craques em Pinturas Clássicas, Astros da Copa 2014 – by Daniel Nyari, Figurinhas da Copa – Cultura Pop, Pôsteres do Mundial, o projeto Art!Lheiros, os Craques da Copa 2014 – by Rudi Gundersen, os Escudos Minimalistas da Seleção – by Leandro Urban, os cães patriotas do Soccer Nations Dog e os Uniformes para a Copa 2014 – by Rojito. […]

  2. […] 2014 já gerou boas “releituras” de uniformes (clubes e seleções), craques, bandeiras, curiosidades e aspectos culturais de diferentes países. O Futebol-Arte tem mostrado alguns desses trabalhos: Gordura Real (Madrid), That ´70s Show, Camisas de Futebol dos Super-Heróis, Craques em Pinturas Clássicas, Astros da Copa 2014 – by Daniel Nyari, Copa do Mundo Game os Thrones, Figurinhas da Copa – Cultura Pop, Pôsteres do Mundial, o projeto Art!Lheiros, os Craques da Copa 2014 – by Rudi Gundersen, os Escudos Minimalistas da Seleção – by Leandro Urban, os cães patriotas do Soccer Nations Dog e os Uniformes para a Copa 2014 – by Rojito. […]

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.