Revista Em Tese – Literatura e Futebol

0
677

A Em Tese é um periódico eletrônico científico e artístico quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (Pós-Lit) da FALE-UFMG. A revista é dedicada à publicação de artigos, ensaios, resenhas, traduções e trabalhos artísticos sobre literatura ou em relação com outras áreas da cultura e da arte.

Chamada aberta até 25 de março de 2014

O interesse pelo esporte bretão e seu impacto na cultura brasileira tem sido crescente desde sua chegada ao final do século XIX. Por meio das contribuições do jornalista Mário Rodrigues Filho nos anos 1920 e 1930 e da crônica esportiva de modo geral ao longo do século XX, a prática futebolística e seu entorno tem gerado uma imensa produção discursiva em destaque na pauta diária de todos os meios de comunicação, tornando-a um tema significativo no cotidiano do Brasil.

Exceto a destacada importância dos cronistas para a edificação do futebol em nossa literatura e em nosso imaginário coletivo, a exemplo dos trabalhos de Coelho Netto, Lima Barreto, Alcântara Machado, Nelson Rodrigues, Carlos Drummond de Andrade, Paulo Mendes Campos, Armando Nogueira, Flávio Carneiro, Fernando Veríssimo, dentre outros, a produção literária é pouca e pontual, como nas obras de Oswald de Andrade, Lins do Rego, João Cabral de Melo Neto, Ferreira Gullar, Affonso Ávila, Affonso Romano, Sérgio Sant’Anna, etc. No entanto, atualmente, constata-se um crescimento da Literatura Brasileira em interface com o tema do Futebol.

LivrosFutebolEssas possibilidades de intersecção se tornam ainda mais vastas se as associarmos à Música Popular Brasileira, à biografia e à memória, ao cinema, à fotografia, à mitologia, aos HQs, às charges, dentre outras formas de expressão artística. Por outro lado, se ponderarmos sobre o campo dos Estudos Literários advindos dessa relação, constata-se que as pesquisas tomam impulso somente a partir dos anos 1980, acrescidas de maneira mais ampla ao campo das Ciências Humanas, destacando-se a história, a sociologia, a ciência política, a antropologia, o jornalismo e a psicologia.

Assim, com o intuito de problematizar o tema no âmbito dos Estudos Literários, e, em parte também, pela perspectiva da realização da 20ª edição da Copa do Mundo no Brasil, convidamos pesquisadores, alunos de pós-graduação e professores a refletir sobre a relação da Literatura com o Futebol, bem como a forte presença deste nas outras artes, no cotidiano, e no imaginário dos brasileiros.

Fonte: Revista Em Tese