O Menino e o Mundo

0
1202

Aqui você ouve Aos olhos de uma criança, que faz parte da trilha sonora do filme, na voz de Emicida, enquanto curte a leitura.
[audiotube id=”cpOb3db_Xuc”]

O Menino e o Mundo é um delicioso filme de animação brasileiro, dirigido por Alê Abreu. Com diferentes técnicas, mostra a aventura de Oninem, que deixa sua aldeia para trás em busca de seu pai. Poético, onírico, encanta mostrando o mundo sob o olhar do menino e sua capacidade de enxergar o belo onde os demais vêem apenas “o mundo como ele é”.
MeninoMundo
Cheio de metáforas, o filme tem poucos diálogos, falados em algo que parece uma língua estrangeira e algumas frases ditas de trás para frente. O recurso serve para, com a entonação, ajudar na expressão e entendimento das intenções e sentimentos dos personagens. Mesmo com as abstrações, adultos e crianças, em diferentes graus, conseguem entender as ações e o encaminhamento da história. O futebol e o carnaval estão presentes, representando… apenas o que realmente são: a cultura, a arte, a diversão e o lúdico, sem as outras implicações que muitos lhes atribuem.

Ao mostrar a “cidade grande”, com seu processo acelerado de industrialização, mecanização, pobreza, militarização, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas, é impossível não refletir sobre a “batalha” que acontece dentro de cada um de nós e da sociedade capitalista: Mundo Lúdico x Mundo Eficiente. Como mencionado, é o olhar do menino que nos conduz durante toda a história, com sua capacidade de fantasiar, sonhar, mesmo sem compreender com exatidão todas as implicações do que vê e vivencia. E então, a questão colocada é óbvia e vale para cada um de nós, em que momento começamos a perder a capacidade de ver beleza nas coisas simples? Que mecanismo é esse que nos faz trocar os prazeres simples pela preocupação com prazos cada vez mais curtos, bens cada vez mais descartáveis e relações cada vez mais superficiais? É essa a sociedade que queremos construir?
MeninoMundo_Sociedade
O trabalho de cores é belíssimo, o caleidoscópio é sempre evocado. e as ilustrações são inspiradas em Miró, Kandinsky e outros pintores. A trilha sonora é caprichada, com a participação de Emicida, Barbatuques, Naná Vasconcellos e a banda islandesa Sigur Rós.

Mesmo diferente do que se vê costumeiramente no cinema de animação e suas abordagens fáceis, O Menino e o Mundo merece ser visto por pais preocupados em oferecer arte e qualidade a seus filhos, por aqueles que ainda conseguem sonhar e por todas as crianças.

Aqui você assiste ao trailer!