Até Lá Abaixo – O Outro Lado do Futebol em África

0
571

AteLaAbaixoO documentário Até Lá Abaixo – O Outro Lado do Futebol em África, dos jornalistas portugueses Tiago Carrasco, João Fontes e João Henriques, está em fase de captação de recursos para a pós-produção. O mecanismo de arrecadação é o crowdfunding, uma espécie de “vaquinha eletrônica”, em que os colaboradores recebem contrapartidas como, por exemplo, acesso a sessão em sala, com presença dos autores, recebimento do Livro “Até Lá Abaixo” editado pela Oficina do Livro em 2011, recebimento de Postal do documentário assinado pelos autores e o nome nos créditos finais.

Abaixo um descritivo e um trailer do projeto. Se você quiser contribuir, acesse http://ifundnews.com/pt/atelaabaixo.

Até Lá Abaixo é um documentário sobre outro lado do mundial de futebol em África. A rodagem decorreu em 2010 durante uma viagem de jipe de Lisboa até à África do Sul a caminho do Campeonato do Mundo de futebol, com passagem por 21 países africanos: Marrocos, Mauritânia, Senegal, Gâmbia, Guiné-Bissau, Mali, Burkina Faso, Costa do Marfim, Gana, Togo, Benim, Nigéria, Camarões, Congo-Brazaville, República Democrática do Congo, Angola, Namíbia, Zâmbia, Zimbabué, Moçambique e África do Sul.

Em cada um desses países, os jornalistas focaram um tema em que o futebol interagia com a sociedade e desenvolviam-no tanto para imprensa como para o documentário. O resultado foi uma recolha de 200 horas de vídeo, milhares de fotografias e muitas páginas de texto. Um documento único sobre a forma como África recebeu o maior evento futebolístico do Mundo e como o futebol aproxima diferenças etnias, religiões e classes sociais.

Até Lá Abaixo é muito mais que uma viagem, uma aventura ou um périplo pelos campos de futebol improvisados em diversos cantos de África. É a constatação da ignorância que temos sobre as liberdades básicas e os direitos do ser humano e uma lenta aprendizagem sobre o Outro através da linguagem universal do futebol. Porque um dos maiores obstáculos à sensibilização dos mais favorecidos em relação aos dramas dos miseráveis é a falta de comunicação, de compreensão e de conhecimento de uma realidade que se lhes afigura longínqua, mas que se torna próxima quando partilham um objecto tão global como uma bola de futebol.

Às portas do Mundial’2014, este documentário faz ainda mais sentido. Assim, os jornalistas que empreenderam a viagem, juntamente com a produtora Droid id – Galactifiction, decidiram executar um trailer para exibir a estações de televisão, empresas e produtoras internacionais, procurando suscitar um interesse que lhes permita avançar para a edição final. O tempo de edição está estimado em 45/60 dias.

O documentário encontra-se na fase de pós produção. A 1ª exibição será no dia 5 de Maio.”

Fonte: Equipe de Produção

Acompanhe o trailer!