Futebol: histórias fantásticas de glória, paixão e vitórias

1
869

Coletânea – Guia para submissão de contos
Draco
A segunda Copa do Mundo realizada no Brasil está chegando. Já tivemos uma pequena prévia do que o evento será com a Copa das Confederações: um misto de euforia, tensão, descontentamento, fé, descrença, glória e desolação.

O futebol é fantástico por si só e mesmo assim, como faz a ficção científica, ele funciona dentro de uma própria lógica que não cabe ao ser humano normal compreender, apenas observar. E, imitando o terror, o futebol é capaz de dilacerar peitos, destruir espíritos e afundar as pessoas ao seu redor na própria miséria. Mas não é só aí que o esporte bretão para, porque ele ainda consegue ser literário de todas as formas, carregado de drama, ação, superação, suspense, surpresas; tantos outros gêneros e emoções que só uma crônica de Nelson Rodrigues conseguiria descrever – ficando mesmo assim, incompleta.

É desejando promover uma ode ao futebol no ano da Copa do Mundo que abrimos as inscrições para escritores interessados em participar da coletânea Futebol: histórias fantásticas de glória, paixão e vitórias. A ideia veio do editor Erick Cardoso, que me convidou para organizar, selecionar e editar os autores para a antologia que será lançada no primeiro semestre de 2014, pronta para a copa do mundo.

O objetivo é contar histórias que tenham o futebol como tema principal. Não importa se são Copas disputadas entre planetas, espíritos fadados a jogar eternamente, craques que venderam a alma ao demônio em troca do talento, jogadores do futuro com implantes biônicos, regras para alienígenas não-humanoides, vampiros e lobisomens resolvendo suas diferenças no gramado ou mesmo soldados anões em uma pelada para esquecer da guerra. Queremos histórias quase tão variadas e interessantes quanto o próprio esporte consegue ser. Então se permitam criar, todos os gêneros serão aceitos.

O livro terá um total de 10 contos, com um conto meu ao lado das obras de outros nove autores, esse número pode aumentar ou diminuir dependendo da qualidade do material que recebermos – até segunda ordem, não teremos autores convidados. Os contos submetidos devem ter um mínimo de 15 mil e um máximo de 30 mil toques (ambos contando os espaços), mas de forma nenhuma nos pautaremos por esses limites, mantendo o bom senso, textos de qualidade serão escolhidos mesmo que não sigam a risca essa regra.

Aceitaremos trabalhos de autores de qualquer gênero ou nacionalidade, desde que em bom português (contos revisados e bem preparados sempre terão preferência) e que não tenham sido publicados em meio impresso.

E atenção: o recebimento das obras se encerra em 15 de outubro de 2013 e o anúncio dos selecionados será feito em 26 de novembro de 2013.

Para ter certeza de que seu material será recebido e avaliado, envie-o até o prazo estabelecido acima para o e-mail editoradraco arroba gmail.com com o assunto no formato [FUTEBOL – NOME DO AUTOR].

O formato dos textos deve seguir o seguinte padrão: os contos salvos em arquivo de texto .RTF ou .DOC com título e nome do autor, além dos itálicos e negritos necessários já aplicados.

Então saia do aquecimento e comece a nos contar histórias sobre o esporte favorito do país em universos diferentes, com situações incomuns, onde deuses precisem interferir ou onde os humanos já não tenham mais o que fazer. Criamos uma cultura de cronistas esportivos, e agora queremos ver como ela influenciou os nossos autores de ficção especulativa.

Fonte: Draco

Para mais informações acesse o Blog da Editora Draco.

1 COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.