Réplica gigante da Cafusa será exposta no Mané Garrincha

0
734

Torcedores que visitarem o estádio poderão conhecer uma versão com 2,20m de diâmetro da bola usada na Copa das Confederações

Quem for ao Estádio Nacional Mané Garrincha a partir do próximo fim de semana poderá conferir de perto uma réplica gigante da Cafusa, a bola oficial da Copa das Confederações de 2013. No próximo dia 4, no jogo entre Flamengo e Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro, a réplica já estará exposta.

A bola foi desenvolvida especialmente para a Copa das Confederações e une três identidades da cultura brasileira: carnaval, futebol e samba. Lançada em 2012, estreou oficialmente no último Mundial de Clubes da FIFA, que o Corinthians venceu, batendo na final o Chelsea.

A bola foi criada pelo mesmo grupo de designers responsável pela concepção da Tango 12, usada na UEFA Euro 2012. Combina a tecnologia de alta performance à estética local. O nome e suas cores refletem a identidade nacional com particular destaque para o Cruzeiro do Sul, constelação retratada na Bandeira do Brasil.
Cafusa
A bola original que rola nos gramados tem uma circunferência de 68 centímetros, é revestida por 32 gomos, ligados entre si por uma união térmica, e pesa 430 gramas. No total, a Cafusa conta com cinco camadas de poliuretano termoplástico, material sintético que garante maior resistência e elasticidade.

Além do Mané Garrincha, réplicas da bola foram instaladas na sede do Flamengo e do Palmeiras e da Adidas. No estádio Nacional ela foi colocada na Área Norte, no portão de acesso 6.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação para a Copa – DF