Teatro Bolshoi propõe apresentações durante a Copa de 2014

0
664

Objetivo é aproximar os dois países, já que o Brasil é o anfitrião do Mundial do ano que vem e a Rússia – sede da escola de dança – receberá a Copa de 2018

Em se tratando de Brasil e Rússia, não é só o futebol que aproxima as sedes das duas próximas Copas do Mundo da FIFA, de 2014 e 2018, respectivamente. Nos últimos 13 anos, o balé também une os dois países. A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, na cidade de Joinville, em Santa Catarina, é a única da instituição fora da Rússia.

Diante desse contexto, o presidente do Teatro Bolshoi no Brasil, Valdir Steglich, reuniu-se com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, nesta quinta-feira (11.07), em Brasília, e colocou a escola à disposição para promover a arte do balé durante a realização do mundial de futebol em 2014 e criar uma relação com a Copa da Rússia em 2018.

Bolshoi_Joinville“A nossa ideia foi trazer uma proposta de colocarmos os nossos bailarinos realizando apresentações e, quem sabe, no dia do encerramento, fazermos uma transição entre Brasil e Rússia”, revela Steglich. Entre as apresentações propostas pela entidade estaria, por exemplo, a peça Dom Quixote, que poderia ser apreciada pelos brasileiros nas cidades-sede do Mundial de 2014.

A instituição

Com cerca de 240 anos, a Escola do Teatro Bolshoi é uma das grandes escolas do balé mundial e é considerada um patrimônio da humanidade. Na última década, a filial brasileira já exportou grandes bailarinos para o mundo. “O Brasil não só forma grandes jogadores de futebol, mas também bailarinos que estão dançando em Moscou e sendo projetados no mundo”, explicou Valdir Steglich.

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil tem o mesmo ideal da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança, para que seus alunos tornem-se protagonistas da sociedade.

“Nós somos a única escola fora da sede russa. Os governos dos dois países reconhecem o grande papel social, cultural e educacional do balé na diplomacia entre as nações. O presidente Vladimir Putin já deu declarações considerando que o Bolshoi é um dos principais elos entre os dois países. Relações entre nações não são somente comerciais, mas culturais e educacionais também”, disse.

Imagem: Nilson Bastian

Fonte: Ministério do Esporte