82 – Uma Copa, Quinze Histórias

0
611

82_CopaCertos jogos acabam entrando para nossas vidas de uma forma tão forte que servem até mesmo para nos localizar no tempo e no espaço. É comum que alguém se lembre o que fazia ou onde estava em determinado dia somente porque seu time foi campeão ou por algum outro episódio importante, nem sempre feliz, ocorrido em um campo de futebol.

É o caso de 05 de julho de 1982, que ficou marcado como a “tragédia do Sarriá”. Nesse dia, a inesquecível seleção brasileira de Telê Santana, que vinha encantando o mundo, foi eliminada no estádio Sarriá, fechado em 1997, ao perder para a seleção italiana por 3 x 2, com os três gols do time italiano sendo marcados por Paolo Rossi. Esse assunto já foi mencionado aqui no blog em 82, a Copa que o mundo perdeu.

Foi lançado no último dia 20/06, dois dias antes do jogo Brasil x Itália pela Copa das Confederações, o livro 82 – Uma Copa, Quinze Histórias, no Instituto Cultural Brasil-Alemanha. São quinze autores (Carlos Barbosa / Carlos Ribeiro / Carlos Vilarinho / Dênisson Padilha Filho / Elieser Cesar / Flamarion Silva / Gustavo Rios / Igor Rossoni / Lima Trindade / Luís Pimentel / Lupeu Lacerda / Mayrant Gallo / Rodrigo Melo / Sidney Rocha / Tom Correia) contando a “mesma” história e colocando para fora seus fantasmas e desilusões sobre o ocorrido.

Para conhecer melhor o projeto você pode acessar http://82umacopa15historias.blogspot.com.br/. A capa utiliza a famosa foto premiada do Jornal da Tarde do dia seguinte ao da partida.