Primeiro Hangout, meu Boeuf Bourguignon

4
1007

Quem acompanha esse blog já sabe que, além do futebol, sua fonte de inspiração inicial foi o filme Julie e Julia, como já dito no post Julie, Julia e Edi. Uma das personagens, Julie Powell, cria um desafio para si mesma: cozinhar todas as 524 receitas do livro de Julia Child (a outra personagem principal) no período de um ano. Além disso, ela cria um blog em que relata o que deu certo, o que não deu, o que sentiu, como foi escolher os ingredientes, preparar o prato etc. etc. etc.

Boeuf_BourguignonPouco a pouco ela vai se revelando uma ótima “chef” e em dado momento seu blog começa a ganhar projeção, o número de comentários aumenta, ela recebe um convite para uma entrevista aqui, para uma declaração ali; até que… uma crítica gastronômica importante resolve que quer conhecer de perto essa experiência e elas agendam um jantar. Julie resolve preparar um dos pratos mais difíceis e emblemáticos, o Boeuf Bourguignon* (um maravilhoso ensopado de carne cozido lentamente em um vinho da Borgonha). Para que tudo dê certo ela resolve preparar o prato um dia antes, mas… adormece no sofá deixando queimar tudo. No dia seguinte, ela deixa de ir trabalhar para preparar novamente o prato, esperando a importante convidada que acaba desmarcando a visita na última hora em função da forte chuva que cai na cidade.

Frustração total! A vida continua, as receitas continuam, voltam a dar certo, outras nem tanto. Mais adiante Julie vai chamar os amigos e finalmente servir um delicioso Boeuf Bourguignon.

Tudo isso pra contar que ontem aconteceu o primeiro Hangout (espécie de vídeo-conferência pública com transmissão online em tempo real) do blog Futebol-Arte. Na semana anterior, visita a agência de publicidade para receber treinamento sobre como usar a ferramenta. Divulgação forte nas redes sociais, convite a alguns parceiros rigorosamente selecionados para ajudar na parte técnica e outros para participar do debate sobre a Copa das Confederações. No dia, acesso com 40 minutos de antecedência para que tudo saísse como esperado, mas…

…problemas de conexão, dificuldades no uso da ferramenta, desencontro com o pessoal de apoio, a audiência começando a cobrar nas redes sociais, o prazo combinado (15h) chega e, nada…

…novas tentativas, ligações interestaduais, conversas simultâneas via Twitter, Facebook, Google Plus e telefone para tentar solucionar e colocar o programa no ar, até que exatamente 15h40…

BoeufBlogNa próxima segunda-feira teremos nosso segundo Hangout, dessa vez sem os problemas técnicos. Imagino que conseguiremos um verdadeiro Pato Desossado (outra das “receitas-desafio” do filme). Ao menos, já comecei a me preparar, como vocês podem ver!

Bon Appétit!

(*) para quem ficou curioso e com vontade, deixo aqui uma receita de Boeuf Bourguignon do caderno de Olivier Anquier.

4 COMENTÁRIOS

  1. Grande Roca !!! Agradeço muito pelos “…parceiros rigorosamente selecionados…” e pela parte que me toca. Acredito que ontem ocorreu um grande aprendizado para todos nós que participamos. Apesar dos contratempos, acredito que foi uma experiência bastante válida e, principalmente, divertida. O que, no final das contas, deveria ser o nosso intento, já que acredito que quando fazemos algo que gostamos, quem está assistindo acaba curtindo também. Vida longa ao Hangout do Futebol Arte. Abração e até a próxima segunda.

  2. òtima referência: um filme muito agradável e que faz vc pensar na trajetoria que está sua vida, uma vez que ela é escritora e tem um trabalho que não suporta e depois como o desafio passa a ser uma obrigação além da satisfação pessoal
    Mas são coisas que acontecem tudo é experiência!!!!

    Tais

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.