Exposição Craques das Copas

0
473

CraquesdasCopas
A mostra, que poder ser vista no Salão Nobre do Palácio Tiradentes até 30 de junho, é uma compilação dos momentos mais marcantes do futebol brasileiro, como as conquistas das Copas de 58, 62, 70, 94 e 2002.

O trabalho reúne 40 fotografias e recortes de jornais da Agência O Globo, áudios da Rádio Globo e vídeos da FIFA e da TV Globo, além de ilustrações de Mayo Angelo e designer de Heloisa Faria. Há ainda textos do jornalista Sérgio Cabral e do editor Rodrigo Ferrari. “O futebol é uma cultura nacional. A exposição é uma oportunidade para que as novas gerações conheçam essa história”, disse Paulo Melo.

A mostra tem dois momentos: as fotografias, que retratam os campeões mundiais, como o deputado Bebeto (PDT) na Copa de 94; e as caricaturas, que homenageiam os jogadores que não conquistaram mundiais, como o deputado Roberto Dinamite (PMDB), Zizinho, Zico, entre outros. “É uma volta ao tempo. É uma forma de rever os grandes momentos do nosso futebol”, avaliou Dinamite, que como jogador esteve nas Copas de 78 e 82.

“A exposição é entretenimento puro, e com uma pitada lúdica. É rica em conteúdo histórico e aborda uma paixão nacional: o futebol. Esperamos superar os seis mil visitantes”, revela a coordenadora do Departamento de Cultura, Melissa Ornelas. A gerente da Agência O Globo, Flávia Campuzano, completa: “Procuramos fugir do lugar-comum. A ideia foi mostrar bastidores, vestiários e a descontração dos jogadores”.

21/05 a 30/06, de segunda a sábado, das 10 às 17h; domingos e feriados, das 12h às 17h.
Assembleia Legislativa do Rio (Alerj)
Palácio Tiradentes – Rua 1º de Março, s/nº – 2º andar – Praça XV – Rio de Janeiro – RJ.

Fonte: Alerj