O melhor jogador de todos os tempos

1
778

Assistindo ao filme Maradona por Kusturica é possível perceber que o diretor do filme atribui a Maradona o título de melhor jogador de todos os tempos. Vale a pena destacar também que tanto o filme (sem ênfase) quanto comentários do diretor e de seu personagem utilizam um argumento bastante repetido pelos que defendem que Maradona foi melhor do que Pelé, o de que o argentino fazia com uma perna só (sua inigualável canhota) o que Pelé fazia com as duas. Assim como é dito que Pelé dormia às 21h. e treinava e jogava bem, enquanto Maradona fazia isso mesmo virando a noite acordado e se drogando. É um argumento esquisito. Equivale a dizer que os muitos deficientes físicos que fazem embaixadinhas com extrema habilidade em várias capitais do Brasil e do mundo são ainda melhores que os dois, já que nem as duas pernas possuem.

Como assim? Como desconsiderar as três Copas do Mundo? E os mais de 1000 gols? E os títulos? E os prêmios? E as histórias fantásticas sobre a torcida exigir sua volta e expulsar o juiz ou sobre as guerras suspensas para sua passagem?….
Amputado
Comparações sempre carregam uma dose cavalar de subjetividade. Com o show que Messi tem dado nos últimos anos e o surgimento de Neymar, voltaram as comparações entre Pelé e Maradona. Nessa hora, sempre tem quem lembre de Di Stéfano, Garrincha, os antigos falavam de Leônidas e Friedenreich (curiosamente essa discussão se dá apenas entre brasileiros e argentinos).

Na minha modesta opinião, tomando Pelé como parâmetro, já que é mais comum que ele seja tido como o melhor de todos os tempos, podemos afirmar que Messi tem tido anos de Pelé (quatro anos pra ser mais exato), assim como Ronaldinho Gaúcho chegou a ter dois ou três anos no mesmo nível. Maradona igualmente teve alguns anos geniais e os outros citados idem. O “problema” pra toda essa turma é que o Rei foi excepcional durante TODA a sua carreira. Foram quase 20 anos do mais maravilhoso futebol que alguém pode apresentar, além dos títulos e (alguns) números mencionados.

Penso mesmo que para desbancar Pelé nessa área, alguém vai ter que manter o mais alto nível por uns 20 anos. Talvez aí a comparação faça algum sentido.

De qualquer forma, rivalidades a parte, que continuem surgindo craques tanto por aqui quanto na Argentina e no restante do mundo. Quem ganha somos nós!

1 COMENTÁRIO

  1. Messi, Platini, Pélé sempre tiveram grandes jogadores a apoia-los. Maradona foi o único jogador que carregou uma selecção e um clube aos ombros. campeão pela Argentina em 86 e pelo Napoles 2 vezes.não s epode ignorar isso. naquilo que é a essência do futebol, técnica, drible, espetáculo Maradona n deu hipótese. apesar dos erros que cometeu, conseguiu levantar e lutar. a votação feita na internet deu 53%!!!! é abismal!! imaginem o que seria dele se tivesse o apoio da fifa, n fosse bad boy e tivesse alguém a orienta-lo. Maradone é, como alguma distancia, o melhor jogador de sempre.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.