Minha Seleção Brasileira – Março/2013

7
1153

Aqui a gente mata a cobra e mostra o pau. Num país com 200 milhões de técnicos de futebol, resolvi apresentar a minha “convocação”. Até 2014 muita coisa pode mudar, mas HOJE, meu time seria esse:

Diego Cavalieri (Fluminense), Daniel Alves (Barcelona), Thiago Silva (PSG), Dedé (Vasco) e Marcelo (Real Madrid); Paulinho (Corinthians), Hernanes (Lazio), Oscar (Chelsea) e Kaká (Real Madrid); Neymar (Santos) e Pato (Corinthians).

Nesse time, vários jogadores estão oscilando e seria necessário um olhar atento para uma rápida mudança, se necessário. É o caso de Daniel Alves, abaixo do que pode e de Dedé, ainda não totalmente recuperado. Ainda seria importante Neymar retomar seus melhores momentos e observar como Kaká vai se comportar por um período um pouco maior. Assim, o restante da convocação ganha importância. Vamos aos que vão compor o elenco:

Julio Cesar (Queens Park Rangers), Adriano (Barcelona), David Luiz (Chelsea), Miranda (Atlético de Madrid) e Felipe Luis (Atlético de Madrid); Jean (Fluminense), Ramires (Chelsea) e Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG); Lucas (PSG) e Fred (Fluminense) e Bernard (Atlético-MG).

Esse chamado “segundo time” tem alguns atletas polivalentes, o que lhes garantiu a convocação; é o caso, por exemplo, de Adriano, que atua nas duas laterais. Com a possibilidade de David Luiz jogar como volante, ganhamos em opções táticas, o que, com certeza, será importante em certas situações de jogo, quando o resultado nos for desfavorável.

Periodicamente vamos “atualizando” esse time, de acordo com o andamento da temporada.

7 COMENTÁRIOS

  1. Roca,

    EM que pese o seu conhecimento futebolístico:
    – Neymar só PIPOCA! Cava faltas e vive caindo: um mal exemplo e que NÃO funciona na seleção, pois tem medo de se machucar 🙁

    – Pato voltou a jogar e possui problemas com contusões: qual o critério da escolha ?

    E o técnico ? Você acha que o Felipão está atualizado com a moderna marcação e distribuição dos jogadores em campo ?

    Pense bem …

    • Johann,
      Primeiramente, obrigado por participar! Sabia que esse post teria mais chance de gerar “divergências”, já que trata de escolhas, por isso fiz questão de frisar que é a seleção de março/2013 e que pode mudar mês a mês.

      Em relação aos seus pontos, penso que o Neymar ainda vai amadurecer, mas indiscutivelmente é nosso melhor jogador; não consigo imaginar como possa ficar de fora de qualquer seleção que se monte no páis atualmente. Em relação ao Pato, sem dúvida os problemas com as contusões preocupam, mas em forma, como tem se mostrado desde que chegou ao Corinthians, demonstra grande categoria.

      O critério foi sempre o momento do jogador e o que, no meu entendimento, é sua capacidade de contribuir para o grupo. No texto até comentei sobre o fato de vários jogadores estarem oscilando e a necessidade de manter um olhar atento para eventuais alterações.

      Quanto ao Felipão, apesar da memória afetiva em relação aos títulos que ajudou a trazer para o meu Palmeiras e a própria Copa de 2002, não seria minha preferência e escolha para técnico da seleção. Em algum momento aqui nesse mesmo blog cheguei a embarcar no sonho de ter Guardiola como nosso técnico, imaginando que seria capaz de resgatar nosso melhor futebol.

      Vamos ver o que rola nos próximos 30 dias. Aproveitando, qual seria a sua seleção ideal?

      abraço,
      Roca

  2. O meu time atual, se a Copa fosse hoje, contaria com Fred no lugar de Pato e o “vácuo” no lugar de Kaká. O pior, a meu ver: quem ocupará este vácuo será David Luiz, o Edmilson, versão 2014. Seleção me faz pensar o seguinte: se no clube você monta o time em cima do que tem, na Seleção você escolhe o que tem de melhor e monta o SEU esquema de jogo. Por isso não “aceito” certas variações em alguns treinadores. Não sou fã de Felipão, por sinal passo longe, mas se ele vai meter o 4 do Chelsea ali na frente da zaga, faz logo que ainda dá tempo de arrumar. Ou 11 anos depois do penta alguém ainda liga que o Brasil foi campeão com um zagueiro no meio de campo?

    Saudações!!!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.