Invasão Corintiana – História

0
634

Estamos as vésperas do Campeonato Mundial de Clubes e muito se tem falado em uma Invasão Corintiana no Japão. Essa expressão ficou famosa com um fato que completa hoje 36 anos. O time alvinegro paulista já amargava 22 anos sem títulos quando, no campeonato brasileiro de 1976, conseguiu se classificar para a disputa da semifinal contra o Fluminense. Parecia aproximar-se a chance de “sair da fila”.

O Maracanã recebeu naquele dia, 147 mil torcedores e segundo reza a história, 70 mil eram torcedores do alvinegro. Há muita controvérsia a respeito e muitos dizem que flamenguistas, botafoguenses e vascaínos ajudaram a encorpar os números do lado do clube paulista. Tanto faz! A mobilização em si já é um fato marcante e inesquecível para o futebol brasileiro.

O jogo foi dramático, com o Flu saindo na frente, gramado pesado por causa da chuva e empate alvinegro, que levou a disputa para os pênaltis, quando o Corinthians venceu, avançando para a final contra o Internacional de Porto Alegre.

Esse especial feito para a televisão, verdadeiro tratado sociológico, conta essa impressionante história.

Mesmo que você não seja corintiano, a locução de Osmar Santos na entrada do time em campo é de arrepiar!

Os tempos são outros, mas esse verdadeiro êxodo gerado por uma “simples” disputa de futebol mostra como o ser humano é capaz de sonhar e se apaixonar. Agora, dizem que haverá 20 mil torcedores corintianos no Japão. O número é menor, mas proporcionalmente comparável ao do Maracanã, dada a distância. Ainda não dá pra saber o final dessa nova invasão, mas logo logo também vai ser história.

COMPARTILHAR
Post anteriorVampeta, memórias do velho Vamp
Próximo postGol a Gol
Ricardo Roca
Formado em Comunicação Social e pós-graduado em Administração de Empresas, ambos os cursos pela ESPM, atualmente cursando mestrado em Linguística. Professor universitário, sócio da Roda Fiandeira, consultor nas áreas de comunicação e marketing e apaixonado por futebol e arte.