Categorias de Base – Aniversário da Ceci

0
958

Hoje é aniversário da minha pequena Ceci. Ela completa nove anos e posso acompanhar a cada dia seu crescimento, amadurecimento e desabrochar. Dá trabalho ser pai, investir e cuidar de alguém, mas o retorno é mais do que satisfatório.

Mal comparando, os clubes de futebol (nem todos infelizmente) já perceberam que esse investimento na revelação de novos talentos é vital para seu crescimento e sucesso. Alguns como São Paulo, Santos e Internacional, por exemplo, cuidam de seus garotos como joias, ainda que também cometam erros variados ao longo dessa “cadeia produtiva”. Outros como o Flamengo e o Atlético Mineiro, também por exemplo, reduziram muito a quantidade e a qualidade dos craques produzidos “em casa”.

No caso dos clubes, um novo craque pode representar uma equipe mais competitiva e/ou alguns milhões de dólares a mais em termos de receita. No meu caso, para medir o retorno, basta vê-la crescendo feliz e saudável e alguns milhões de sorrisos dela pra mim e meus para ela.

Nem espero que os clubes tenham pelos seus futuros jogadores o mesmo amor que tenho por ela, mas cuidado, respeito, educação, atenção e zelo são fundamentais.

Para minha pequena, desejo muitos gols e títulos pela vida.

COMPARTILHAR
Post anteriorSérie (fdp) – 8º Episódio
Próximo postComo se constrói a maior torcida do mundo
Ricardo Roca
Formado em Comunicação Social e pós-graduado em Administração de Empresas, ambos os cursos pela ESPM, atualmente cursando mestrado em Linguística. Professor universitário, sócio da Roda Fiandeira, consultor nas áreas de comunicação e marketing e apaixonado por futebol e arte.