Blog Action Day 2012 – O Poder do Nós

0
1231

O Blog Action Day é um evento anual em que blogueiros do mundo todo falam sobre um mesmo tema em determinado dia do ano, buscando gerar conscientização sobre questões importantes como Ambiente, Pobreza, Água e Alterações Climáticas dentre outras. Esse ano, 15 de outubro foi o dia definido, com o tema O Poder no Nós. O objetivo é falar sobre como o trabalho em conjunto pode trazer mudanças para a sociedade ou como o esforço individual pode ser inspirador para todos.

No caso do futebol, apesar dos muitos exemplos esportivos sobre como o trabalho em equipe pode trazer resultados, não vamos falar sobre vitórias ou conquistas dentro de campo. A ideia é mostrar como o futebol extrapola as quatro linhas e pode ganhar as ruas. Sem pesquisar muito, me recordo de dois casos. Quando Pelé marcou seu milésimo gol aproveitou que “todos os repórteres do mundo” foram ouvi-lo e pediu mais atenção com as crianças. Infelizmente não apenas não foi ouvido como foi criticado e chamado de demagogo.

O outro caso ficou conhecido como Democracia Corintiana, quando Sócrates, Wladimir e Casagrande lideraram o time na conquista de dois títulos Paulistas e nas reivindicações dos jogadores fora de campo. O episódio inspirou o documentário Democracia em Preto e Branco.

No entanto, vários outros casos marcam a história do nosso esporte preferido. Vamos falar do “fair play“, que é praticamente uma regra não escrita do futebol e indica que um jogador ou time não deve se aproveitar de uma vantagem indevida, criada por alguma situação excepcional. O conceito de fair play está ligado a ética no meio esportivo, em que os esportistas buscam vencer sem vantagens artificiais, atuando apenas dentro de princípios de jogo limpo.

Recentemente, pelo Campeonato Italiano, Klose, segundo maior artilheiro da história das Copas do Mundo, fez um gol em que a bola bateu em sua mão antes de entrar. O alemão avisou o árbitro do ocorrido e o gol foi invalidado.

Esse outro lance é mais inusitado. Ao tentar devolver a bola para o adversário, o time do Ajax, da Holanda, acabou por fazer um gol. Imediatamente permitiram que o Den Haag fizesse um gol para compensar.

E aqui o caso mais tocante. Assista e entenda tudo!