Futebol, Narrativas Orais e Memória

0
443

XI Encontro Nacional de História Oral

Simpósio Temático “Futebol, Narrativas Orais e Memória”.
De 10 a 13/07.

Coordenadores
BERNARDO BORGES BUARQUE DE HOLLANDA (Pós Doutor – CPDOC-FGV), MARCOS ALVITO PEREIRA DE SOUZA (Pós Doutor – Universidade Federal Fluminense)

Resumo
Este Simpósio Temático destina-se a trabalhos com fontes orais que tratem o futebol como objeto de estudo científico. Trata-se de analisar as especificidades das narrativas orais, quando aplicadas ao campo esportivo, tal como este foi definido por Pierre Bourdieu, em duas oportunidades (1983; 1990). Se a memória jornalística é uma das mais destacadas na produção de representações sobre a história do futebol, haja vista as inúmeras biografias, autobiografias e entrevistas publicadas nos últimos anos, o propósito deste ST é ensejar uma reflexão com base em uma distinta gama de discursos. Intenta-se estabelecer um debate acadêmico a partir de fontes e métodos da História Oral, que se valham do depoimento de diversos atores do universo futebolístico – os “profissionais”, os “especialistas” e os “torcedores” (Toledo, 2002). Assim, as versões construídas sobre o passado podem ser lidas em uma chave polifônica, que ultrapassa a univocidade dos registros escritos, tal como frisou Paul Thompson em seu estudo clássico (1978).

Para mais informações, acesse o site do evento.

COMPARTILHAR
Post anteriorParceiros de Lanterna
Próximo postAmor Verde
Ricardo Roca
Formado em Comunicação Social e pós-graduado em Administração de Empresas, ambos os cursos pela ESPM, atualmente cursando mestrado em Linguística. Professor universitário, sócio da Roda Fiandeira, consultor nas áreas de comunicação e marketing e apaixonado por futebol e arte.