Caminhada Temática no Centro de SP

0
460

Marcas e Personagens dos Times de Futebol paulistanos no Centro Velho de São Paulo

Roteiro
Praça Ramos de Azevedo – Viaduto do Chá – Praça do Patriarca – Rua Líbero Badaró – Largo de São Francisco – Rua Benjamin Constant – Praça da Sé – Rua Barão de Paranapiacaba – Rua Quintino Bocaiúva – Largo da Misericórdia – Rua Direita – Rua XV de Novembro – Praça Antônio Prado – Rua João Brícola – Rua Boa Vista – Largo de São Bento – Rua São Bento – Praça do Patriarca – Viaduto do Chá – Praça Ramos de Azevedo

Relação entre o passeio e o futebol:
1) Francesco Matarazzo – Edifício Matarazzo – Viaduto do Chá – Palmeiras;
2) José Bonifácio – Praça do Patriarca – Praça do Patriarca – Portuguesa;
3) Visconde de Mauá – Edifício Saldanha Marinho – Rua Líbero Badaró – Nacional;
4) antiga Rua do Jogo da Bola – Rua Benjamin Constant;
5) Francisco Rebolo – Palacete Santa Helena – Praça da Sé – Corinthians;
6) Valentim Diniz – loja da doceira Pão de Açúcar – Rua Barão de Paranapiacaba – Audax São Paulo;
7) Adoniran Barbosa – Palacete Teresa de Toledo Lara – Rua Quintino Bocaiúva – Guapira;
8 ) Nami Jafet – Casa Lebre – Rua Direita x Rua XV de Novembro – Ypiranga;
9) Pelé – Pelé Arena Café – Rua XV de Novembro – Santos;
10) Antônio Prado Jr. – Praça Antônio Prado – Praça Antônio Prado – São Paulo;
11) Fernão Dias Pais – Mosteiro de São Bento – Largo de São Bento – São Bento;
12) Rodolfo Crespi – Palacete Crespi – Rua São Bento – Juventus;

O futebol é o esporte mais popular do mundo. Em todos os continentes, ele leva multidões aos estádios e cativa milhões de torcedores.

A Copa do Mundo de Futebol é o maior evento esportivo do planeta. O Brasil é o único país que disputou todas as 19 edições da Copa, e, em 2014, irá sediar pela segunda vez a competição. A Seleção Brasileira é a única que conquistou a Copa por 5 vezes.

A cidade de São Paulo foi a porta de entrada do futebol no Brasil. Foi na Várzea do Carmo, às margens do rio Tamanduateí, que, em 1895, se disputou a primeira partida do esporte no país, entre os times dos funcionários de origem britânica da Companhia de Gás e da São Paulo Railway, sendo este o vitorioso, pelo placar de 4 x 2. Neste time jogou o paulistano do Brás Charles Miller, que, no ano anterior, trouxera ao país as duas primeiras bolas da Inglaterra, onde estudara por 10 anos, e onde aprendera a praticar o football.

O entusiasmo de Charles Miller pelo novo esporte, desconhecido por aqui, contagiou seus amigos, e logo alguns times foram se formando, compostos por estrangeiros, seus descendentes e membros das elites paulistanas. Em 1902, organizou-se o primeiro campeonato de futebol disputado no Brasil, o Campeonato Paulista, que, naquele ano, envolveu 5 equipes, e que, desde então, vem sendo disputado até hoje, ininterruptamente. Atualmente, dele participam quase 100 times, distribuídos por 4 divisões.

Ao longo desses 110 anos, acredita-se que cerca de 50 clubes paulistanos já tenham participado do Campeonato Paulista. Alguns desapareceram devido a dificuldades financeiras ou por terem se fundido com outros times. Outros ainda existem, mas deixaram as disputas por não concordarem com a profissionalização que surgiria nos anos 30 – casos de 3 dos 5 pioneiros (São Paulo Athletic, Paulistano e Germânia, atual Pinheiros).

Hoje, quase uma dezena deles permanece ativa. Alguns, com toda a força, como os que compõem o chamado Trio de Ferro, acostumado a ganhar títulos estaduais, nacionais e até mesmo internacionais. Outros, lutando com dificuldades para reviver seus melhores dias. E há até clubes novos, bancados por empresas, sonhando em um dia chegarem aonde seus adversários já chegaram.

Com uma história tão longa e tão intensa, era natural que os times de futebol da cidade deixassem nela algumas marcas e conquistassem a simpatia de alguns de seus personagens famosos. Este roteiro descreve um passeio a ser feito a pé pelo Centro Velho de São Paulo, em busca dessas marcas e desses personagens. O roteiro segue o formato consagrado pela Caminhada Noturna, que, todas as quintas-feiras, idealizada e patrocinada pelo empresário Carlos Beutel, proprietário do Restaurante Vegetariano Apfel, e guiada pelo guia Laércio Cardoso de Carvalho, profundo conhecedor do Centro de São Paulo, sai das escadas do Theatro Municipal, na Praça Ramos de Azevedo, às 20h, para lá retornando às 22h.

Para cada time paulistano de futebol, caminharemos em busca de um marco do Centro Velho que tenha conexão com um personagem importante de sua história.

Fonte: Organizadores da Caminhada Noturna