Regras do Futebol – Nº 1: O Campo

2
2115

O Campo
Deve ser retangular, sendo as duas linhas de marcação mais compridas, as linhas laterais e as mais curtas, as linhas de baliza – ou linhas de fundo. O comprimento permitido para as linhas laterais varia entre 90 e 120 metros, e as linhas de fundo podem ter entre 45 e 90m. A linha de meio de campo é traçada paralela às linhas de fundo e divide o terreno de jogo em duas metades iguais. No ponto central desta linha localiza-se a marcação do centro do campo, ao redor do qual se traça um círculo com raio de 9,15 metros – o círculo central. A função do círculo central é determinar a distância mínima a que os jogadores adversários devem se manter da bola quando do início e reinício de jogo por equipe adversária, conforme a regra oito.

Em partidas internacionais, as medidas passam a ser:

a) Comprimento: mínimo 100 m / máximo 110 m;
b) Largura: mínima 64 m / máxima 75 m.

As linhas devem ter espessuras iguais entre si, não superior a 12 centímetros e são consideradas parte do campo; o mesmo ocorrendo com as linhas da grande área, por exemplo.

A Grande Área
A grande área se delimita por: 1) Duas linhas perpendiculares à linha de fundo, a 16,5 metros do interior da cada trave. Essas duas linhas prolongam-se para dentro do terreno de jogo numa distância de, também, 16,5 metros; 2) Uma linha paralela à linha de fundo que une as duas linhas perpendiculares numa extremidade e; 3) A linha de fundo, na outra extremidade. Em cada grande área faz-se uma marca a 11 metros de distância do ponto médio entre as traves: a marca do pênalti. Usando-a como ponto central, no exterior de cada área de grande penalidade traça-se um semicírculo com raio de 9,15 metros. Esse semicírculo delimita a distância mínima a que devem permanecer os jogadores quando da cobrança de um pênalti, conforme a regra 14.

A Pequena Área
A pequena área se delimita por: 1) Pela linha de fundo; 2) Por duas linhas que partem perpendiculares da linha de fundo, a 5 metros para fora de cada trave e com 5,5 metros de comprimento; 3) Por uma linha paralela à linha de fundo, que une o final das linhas perpendiculares.

As Traves
As traves estão ao centro de cada linha de baliza. A distância entre os postes é de 7,32 metros e a distância do solo ao travessão é de 2,44 metros. As traves e o travessão são da mesma espessura, com o máximo de 12 centímetros e deverão ser de material aprovado, principalmente no sentido de não constituir perigo para os jogadores. As linhas de baliza terão as mesmas dimensões de trave e travessão. As redes das balizas devem estar fixadas e não conter qualquer tipo de buraco além da trama normal das redes. Devem ser presas de forma conveniente e não atrapalharem o goleiro.

As Bandeiras de Canto
As bandeiras de canto devem ter no máximo 1,50 cm de altura e não podem ser pontiagudas. Elas também podem ser fixadas na intersecção das linhas laterais com a linha de meio campo, e nesse caso, não podem ultrapassar 1 metro.

As Marcas de Escanteio
As marcas de escanteio são quartos de círculo de 1 metro, com raio partindo de cada bandeirola de escanteio.

A Grama
A grama pode ser natural ou sintética, dependendo das regras da competição. Se for sintética, deverá ser verde.

Observação do Futebol-Arte
Qualquer cantinho serve e essa é uma das magias do jogo.

COMPARTILHAR
Post anteriorFilósofo Dadá: Hierarquia
Próximo postHistória Minimalista das Copas
Ricardo Roca
Formado em Comunicação Social e pós-graduado em Administração de Empresas, ambos os cursos pela ESPM, atualmente cursando mestrado em Linguística. Professor universitário, sócio da Roda Fiandeira, consultor nas áreas de comunicação e marketing e apaixonado por futebol e arte.

2 COMENTÁRIOS

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.