Me lembro de Escurinho jogando no Palmeiras nos anos 70; ouvia os jogos pelo rádio e quase sempre as críticas eram positivas. Agora podemos conhecer um pouco mais sobre a vida do craque. O jornalista Jones Lopes da Silva lançou No último minuto – A história de Escurinho: futebol, violão e fantasia, que conta a história do ídolo que se destacou também no futebol gaúcho.
O autor vasculhou o passado do ídolo, em busca dos fatos e motivos que levaram Escurinho a se tornar um ídolo e apresenta ainda os instrumentos lúdicos do reduto negro de Porto Alegre: a bola, o violão e a fantasia. O título do livro se deve ao fato de Escurinho ter atuado em um time com Falcão, Batista e outros craques, mas sempre ter a esperança de entrar em campo, nem que fosse no último minuto. Fotos reunidas de diversos acervos enriquecem a história e levam o leitor para uma viagem de volta no tempo.
Escurinho conseguiu acompanhar o desenvolvimento do livro praticamente até o final, antes de sua partida, em setembro deste ano. Seu desejo era que seu sonho servisse como exemplo de vida e de força de vontade.
Que cabelaço do cara hein… Capa sensacional…
Opa, muita sensibilidade mesmo de quem fez a foto e definiu a capa. E o livro parece ser muito bom também.
Igualmente ao proprietário desde blog, Profº Ricardo Roca, sou um apaixonado por futebol, e acredido que, quem possui um forte laço de amor com esse esporte, automaticamente está ligado aos fatos do seu passado. Li a biografia do Mané Garrincha e viajei no tempo com a maravilhosa obra de Ruy Castro. Agora, o livro de Escurinho é o próximo da lista. Ótima dica!!!
Abraços!!!
Obrigado Hudson! Também li a biografia do Garrincha e é ótima mesmo. A do Escurinho está na lista…
abraço,