Pelé no Mundial de Clubes 2011

0
709

Leio na Folha de SP que o presidente do Santos, Luis Álvaro, cogita inscrever Pelé no Mundial de Clubes que será disputado no Japão, no final do ano. O Rei terá 71 anos na época do torneio.

A partir de agora veremos argumentos de todos os tipos a respeito, mas uma análise deve considerar vários aspectos. Primeiramente, a provável disputa se dará entre Barcelona, cujo time atual vem sendo considerado por muitos como o melhor do mundo e Santos, com toda a mística que vem sendo resgatada por Ganso e Neymar. Isso já seria suficiente para atrair a imprensa mundial, mas a presença de Pelé, apesar de improvável, seria capaz de redobrar a atenção do planeta para a partida, valorizando a marca Santos.

Fora o marketing, o inusitado da situação me atrai muito. Já citei algumas vezes que se você quiser, pode enxergar apenas uma disputa de 11 contra 11, sem sentido algum, mas que se olhar um pouco melhor, verá como as coisas fogem do controle e os contextos criam situações únicas, imprevisíveis e, muitas vezes, inesquecíveis. Ainda que apenas simbolicamente, a participação de um atleta com mais de 70 anos em uma competição oficial do mais alto nível no esporte mais popular do mundo é algo para ser falado por muitos e muitos séculos.

Ainda é cedo para saber o que vai ocorrer… se tudo não passa de um simples “ensaio” que não vai dar em nada, mas… o bom marketing com uma boa história tem tudo para dar certo. E que vença o melhor!

Inlustração de Jottas, extraída do blog Campo Neutro.

COMPARTILHAR
Post anterior4 x Timão
Próximo postAplicativo: Times do Brasil
Ricardo Roca
Formado em Comunicação Social e pós-graduado em Administração de Empresas, ambos os cursos pela ESPM, atualmente cursando mestrado em Linguística. Professor universitário, sócio da Roda Fiandeira, consultor nas áreas de comunicação e marketing e apaixonado por futebol e arte.