Leilão: regras do futebol

0
738

Você que é leitor do Futebol-Arte, sabe da importância da preservação da memória do futebol e tem algo entre 800 mil e 1,2 milhão de libras guardados tem um compromisso em julho, um leilão da Sotheby’s, a famosa casa inglesa do ramo. Uma coleção do Sheffield Football Club, da Grã-Bretanha, clube mais antigo do mundo. O pacote inclui um esboço das regras originais, de 1858, escritas a mão e a única cópia remanescente das “Regras, Regulamentações e Leis do Clube de Futebol de Sheffield” em versão impressa.

Infelizmente o motivo do leilão não é muito feliz. Richard Tims, presidente do clube, colocou o arquivo a venda para financiar novas instalações. Talvez muita gente nem se dê conta da importância desse tipo de arquivo, mas Gabriel Heaton, especialista do departamento de livros e manuscritos da Sotheby’s diz que “Muitas coisas como as linhas do futebol, a ideia de futebol como um esporte com espectadores, a ideia de partidas interclubes com forte rivalidade que hoje consideramos normais foram vividas pela primeira vez em Sheffield”. Dá pra dizer que foi o sucesso do Scheffield que encorajou outros clubes a atuarem com as mesmas regras e contribuiu para a criação da “cultura do futebol”.

COMPARTILHAR
Post anteriorConcurso Futebol-Arte
Próximo post1 Milhão de Visitantes
Ricardo Roca
Formado em Comunicação Social e pós-graduado em Administração de Empresas, ambos os cursos pela ESPM, atualmente cursando mestrado em Linguística. Professor universitário, sócio da Roda Fiandeira, consultor nas áreas de comunicação e marketing e apaixonado por futebol e arte.