Goiás, time de artilheiros

0
1118

Uma estranha coincidência atrai muitos artilheiros para o Centro-Oeste brasileiro, mais especificamente para Goiânia. Fundado em 06 de abril de 1943, o Goiás foi, durante muito tempo, uma espécie de “patinho feio” dos clubes da região. Durante muito tempo o clube foi chamado de “Clube dos 33”, em referência ao suposto número de seus torcedores.

O primeiro “brilho” do time foi um atacante chamado Tão Segurado, artilheiro do Campeonato Goiano de 1956, o primeiro conquistado pelo Goiás. A partir dos anos 70, os artilheiros apareceram: Lincoln, Dadá Maravilha, Túlio, também Maravilha, Baltazar, o Artilheiro de Deus, Alex Dias, Dill, Dimba, Grafite, Fernandão, Araújo e Rafael Moura.

Esses artilheiros e outros craques que atuaram pelo clube, como Luvanor, Paulo Baier, Danilo, Jadílson, Lúcio, Macalé, Péricles, Zé Teodoro, Uidemar, Harlei, Josué, Iarley e Romerito entre outros, ajudaram a conquistar um Campeonato Brasileiro da Série B, três Copas Centro-Oeste e 22 Campeonatos Goianos.

COMPARTILHAR
Post anteriorBranco, um herói de 94
Próximo postTabelinha: futebol e literatura
Ricardo Roca
Formado em Comunicação Social e pós-graduado em Administração de Empresas, ambos os cursos pela ESPM, atualmente cursando mestrado em Linguística. Professor universitário, sócio da Roda Fiandeira, consultor nas áreas de comunicação e marketing e apaixonado por futebol e arte.