O Galo mineiro

2
957

Fundado por um grupo de estudantes em 25 de março de 1908, o Athlético Mineiro Football Club é um dos maiores clubes de futebol do Brasil. Em 1913 mudou a grafia de seu nome para Clube Atlético Mineiro. Seu apelido, Galo, já foi explicado aqui, no post sobre os Mascotes Mineiros. Dono de uma das melhores estruturas do futebol brasileiro, a Cidade do Galo é um dos mais avançados centros de treinamentos do mundo.

Sua história é cheia de títulos e craques. Conquistou um Campeonato Brasileiro (o primeiro, em 1971), uma Copa dos Campeões do Brasil e uma Copa dos Campeões Estaduais, além de dois títulos da Copa Conmebol, 40 Campeonatos Mineiros e vários outros títulos de menor expressão.

Dentre os vários craques que já vestiram sua camisa, destacamos alguns: Dario, Reinaldo, Vantuir, João Leite, Guará, Mário de Castro, Éder, Kafunga, Cerezo, Said, Grapete, o goleiro uruguaio Mazurkiewicz, Paulo Isidoro, Luisinho, Taffarel, Euller, Guilherme, Gilberto Silva e Mancini. Dentre os treinadores, o destaque é para Telê Santana, que levou o time à conquista do título brasileiro.

2 COMENTÁRIOS

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.