Hoje não vai passar nada

0
872

Dia 28 de fevereiro é um dia especial para os amantes do futebol; mais ainda para os admiradores de bons goleiros.

Sepp Maier ficou conhecido como o Anjo Irônico, e é tido como o melhor goleiro alemão até hoje. Amigo de infância de Beckenbauer, com quem jogava tênis, foi convencido pelo Kaiser a jogar futebol, mas como não tinha muita habilidade virou goleiro. Foi titular absoluto da seleção alemã por quase 14 anos, entre 1966 e 1979. Nesse período, uma de suas atuações entrou para a história, na final da Copa de 74, contra a Holanda, de Cruyff. Por clubes, defendeu apenas o Bayern, de Munique, entre 65 e 80. Ao longo da carreira conquistou quatro Campeonatos Alemães, quatro Copas da Alemanha, três Ligas dos Campeões da UEFA, um Mundial Interclubes, uma Eurocopa e uma Copa do Mundo.

Nossa lembrança de Dino Zoff já não é tão boa, por ter participado da seleção italiana que venceu o Brasil por 3 x 2 na Copa de 82, quando tínhamos um time fabuloso. Mais ainda por ter feito uma defesa espetacular no final desse jogo, em uma cabeçada de Sócrates que nos daria o empate necessário para seguirmos adiante. Naquele ano, Zoff se tornaria o mais velho jogador a ser campeão do mundo, com 40 anos.

Detentor de vários recordes (a maioria em quantidade de minutos sem tomar gols), Zoff destacou-se jogando pela Juventus, pela qual conquistou seis Campeonatos Italianos, uma Copa da UEFA e duas Copas da Itália. Pela seleção, uma Eurocopa e uma Copa do Mundo, assim como seu colega de post. É o terceio jogador que mais vestiu a camisa da seleção azzurra. Junto com Paolo Rossi, foi um dos nossos carrascos.