Benfica, o Glorioso de Portugal

0
725

A inscrição no emblema “E PLURIBUS UNUM” significa “Um de muitos”, mas sua história mostra algo diferente. É o maior vencedor de Portugal. Por isso ganhou, dentre outros, o apelido de Glorioso. O clube que completa hoje 97 anos é, segundo o Guiness , o que possui o maior número de sócios ativos em todo o mundo, entre 160 e 200 mil. Fundado inicialmente com o nome de Sport Lisboa e voltado exclusivamente para o futebol, problemas financeiros levaram à fusão com o Grupo Sport Benfica, de prática de ciclismo. Isso explica o emblema, com uma roda de bicicleta e o nome Sport Lisboa e Benfica.

São 32 títulos do Campeonato Português, 24 da Taça de Portugal e quatro da Supertaça de Portugal, contra respectivamente 22, 17 e 15 do Porto e 18, 18 e seis, do Sporting, seus maiores rivais no país. Em termos internacionais, já venceu duas vezes a Liga dos Campeôes da UEFA (60/61 e 61/62), além de ter sido vice-campeão em outras cinco oportunidades. Na disputa da Copa Intercontinental perdeu em 61 para o Peñarol, do Uruguai e em 62 para o Santos, em uma das maiores atuações de Pelé em sua carreira.

Muitos craques já envergaram sua camisa e dentre eles, podemos destacar os brasileiros Mozer, Ricardo Gomes, Valdo e os atuais, Ramires, David Luiz e Luisão dentre outros. Outros destaques Michel Preud´homme, Pablo Aimar, Simões, Chalana, Nuno Gomes, Savíola e o maior de todos, Eusébio.

COMPARTILHAR
Post anteriorO Futebol no Inferno – IV
Próximo postHoje não vai passar nada
Ricardo Roca
Formado em Comunicação Social e pós-graduado em Administração de Empresas, ambos os cursos pela ESPM, atualmente cursando mestrado em Linguística. Professor universitário, sócio da Roda Fiandeira, consultor nas áreas de comunicação e marketing e apaixonado por futebol e arte.